+55 (67) 3546.2571
quarta, 22 de setembro de 2021
segunda, 9 de setembro de 2013 - 13:40

Deputados debatem hoje lei de acesso a informação na Assembleia

A Assembleia Legislativa irá debater hoje, a partir das 14 horas, a Lei de Acesso à Informação. A audiência pública irá contar com representantes tanto do poder público como do setor privado. No final de julho, o Governo do Estado encaminhou projeto que regulamenta a divulgação de dos atos dos Poderes e os deputados querem ouvir a população antes de aprovar a proposta.

“O tema envolve e contagia aqueles que buscam a publicidade dos gastos públicos e nós queremos dar a oportunidade para estas pessoas opinar e pinçar os pontos mais importantes para garantir acesso a todas as ações dos órgãos públicos”, disse o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), relator da matéria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e autor da proposta de audiência pública.

Entre os pontos mais polêmicos, o parlamentar elencou a divulgação do nome, salário, função e horário de trabalho de todos os servidores públicos e comissionados. No projeto do Poder Executivo, o governador André Púccinelli (PMDB) propõe revelar apenas a nomenclatura da função para preservar o princípio da segurança familiar e da privacidade.

“A sociedade, por sua vez, quer saber tudo especificado. Ao mesmo tempo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) defende o direito à privacidade, a segurança familiar. Então, vamos ouvir as entidades e a população para chegar a um denominador comum”, afirmou Marquinhos.

A proposta também determina acesso da população a informações sobre projetos, programas e contratos do poder público, com detalhes da licitação, empenho e pagamento e regulamenta a fiscalização destas ações. Além disso, destrincha o acesso aos documentos considerados sigilosos.

Para detalhar os pontos do projeto, Bruno Schmitt Filho, especialista na Lei de Acesso à Informação, irá palestrar e tirar dúvidas sobre a proposta. O plano é contar também com a presença de representadores da OAB, MPE (Ministério Público Estadual), TCE (Tribunal de Contas do Estado), Poder Judiciário, conselhos profissionais, sociólogos, universitários e todos os interessados no tema para realizar um grande debate.

Prioridade - O presidente da Assembleia, o deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), afirmou que a discussão e aprovação do projeto seria prioridade para este semestre na Casa de Leis. “Este é o principal anseio da população, que foi às ruas e exigiu transparência no poder público, houve um grupo que se reuniu e se dedicou a este projeto, portanto precisa ter prioridade no legislativo”, destacou ele.

Portal – Jerson ainda destacou que haverá uma reformulação no Portal de Transparência da Assembleia, já que agora existem regras específicas a serem cumpridas. “Antes não havia padrão, todos faziam da maneira que achavam melhor, agora haverá este projeto que irá regulamentar esta situação”, ressaltou. O presidente fez questão de ressaltar que apesar das mudanças, o Portal nunca deixou de funcionar.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
23min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
18min35max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
21min35max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.