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quinta, 29 de julho de 2021
segunda, 12 de novembro de 2012 - 08:40

Adolescentes consomem mais de 300 calorias extras ao comer fora de casa

Cultivar uma dieta saudável significa comer com moderação, independente da situação. O problema é que grande parte das pessoas se permite extrapolar nas calorias ao comer fora de casa. Isso é o que mostra um estudo publicado no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine em 5 de novembro. A pesquisa foi financiada pelo Instituto Nacional do Câncer e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Os especialistas envolvidos consultaram dados de diversas pesquisas representativas sobre a saúde dos norte-americanos entre 2003 e 2008. Em diferentes momentos, mais de 9 mil adolescentes relataram o que haviam comido ou bebido nas últimas 24 horas. Para registrar os hábitos de crianças com idades entre dois e 11 anos, os autores entrevistaram seus pais.

Baseado nas informações, chegou-se à conclusão de que adolescentes consumiam cerca de 310 calorias extras quando frequentavam fast-foods e 267 calorias extras quando comiam em restaurantes de serviço completo. Já as crianças, apresentaram ingestão excessiva de 126 calorias em fast-foods e 160 calorias.

Para os profissionais de saúde, os resultados devem alertar as famílias sobre a importância de fazer mais refeições em casa e de estimular os filhos a fazer opções saudáveis ao comer em fast-foods ou restaurantes. O consumo exagerado de calorias, açúcar e gordura saturada está relacionada a diversos problemas, como o ganho de peso. Por isso, recomenda-se estimular hábitos saudáveis desde cedo.

Coma fora de casa sem sair da dieta

Comer de maneira saudável fora de casa pode ser um grande desafio, mas não é impossível. Confira algumas dicas para ficar firme na dieta em qualquer situação:

Invista nas saladas

Fora de casa é comum encontrar saladas bastante variadas, seja em self-services ou restaurantes. Aproveite a oportunidade para montar um prato light e saboroso. Assim fica fácil tomar gosto por verduras e legumes.

Fique de olho nas gorduras

Sempre que possível, pergunte como os alimentos são preparados. Óleo e manteiga acrescentam muitas calorias à refeição. Por isso, fique de olho nos alimentos e prefira pratos grelhados.

Prefira temperos naturais

Ervas como orégano, pimenta e manjericão costumam estar disponíveis nos restaurantes. Ao invés de encher o prato de sal, rico em sódio, prefira esses temperos naturais.

Saiba quando parar

Estar cheio é diferente de se sentir satisfeito. Não espere se sentir mal para parar de comer. O ideal é ingerir os alimentos calmamente até que a fome tenha passado.

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