+55 (67) 3546.2571
quinta, 05 de agosto de 2021
quarta, 31 de outubro de 2012 - 12:40

Profissionais de saúde recebem capacitação online sobre Dengue

Profissionais de saúde da Atenção Básica e de Urgência e Emergência de todo o país podem reforçar a capacitação no diagnóstico e tratamento da dengue com o curso à distância – “Atualização no manejo clínico da dengue”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS).

O intuito é aprimorar o atendimento dos casos suspeito de dengue e garantir o manejo e o tratamento adequado do paciente evitando a evolução para as formas graves e óbitos.

Na capacitação online, o participante escolhe um caso clínico, clicando no mosaico da página inicial.

Cada caso deve demandar, em média, 15 minutos de atenção para ser finalizado.

O profissional deve acompanhar com atenção as informações apresentadas nos casos e responder as pergunta

E quando necessário poderá consultar o fluxograma do manejo da dengue e rever os dados do paciente antes de validar a sua resposta, usando os ícones correspondentes.

Quando se sentir preparado para responder, deverá escolher uma das alternativas.

Logo, o participante receberá o retorno da sua resposta. Em caso de erro, um hipertexto o guiará as informações importantes para o aprendizado.

Os casos foram elaborados cuidadosamente pelo Ministério da Saúde com a participação dos maiores especialistas na área e escolhidos estrategicamente para abordar questões cruciais na detecção e assistência ao paciente com suspeita de dengue.

E todo material e conteúdo foram validados junto aos especialistas reconhecidos na área e avaliados por grupo de profissionais de saúde.

O curso é aberto para visitantes, como estudantes de medicina e a população em geral que também terão acesso ao material, mas não recebem declaração de conclusão online.

Para receber certificado, o profissional da saúde precisa ter nível superior com cadastro no CNES, ativo ou inativo, nas ocupações: assistente social, biólogos, biomédicos, profissionais da Educação Física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos clínicos, médicos em especialidades cirúrgicas, médicos em medicina diagnóstica e terapêutica, médico veterinário, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e psicanalistas e terapeutas ocupacionais.

O andamento do curso é acompanhado por relatórios públicos pelo Ministério da Saúde e Una-SUS, onde constará ainda o número de profissionais de saúde matriculados e de aprovados, em cada município brasileiro. Após finalizar o curso, os profissionais de saúde recebem a declaração de conclusão.

Plataformas
A plataforma de treinamento à distância é compatível com celulares. Assim, o profissional de saúde poderá acessar o conteúdo via Ipad ou Iphone.

Outra opção é efetuar o download do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular. O curso pode ser concluído em menos de uma hora, adaptando-se às necessidades de médicos e enfermeiros em ritmo de trabalho.

Os profissionais que queiram aprofundar no diagnóstico e tratamento da dengue podem acessar um conteúdo por meio de links de hipertexto.

Os profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências por meio de redes sociais, como o Facebook e, também, participar de enquetes e fórum de discussão promovida na plataforma do curso.

Outra ferramenta disponível é um programa para o sistema “Android” que pode ser baixado no celular para guiar o profissional da saúde quando efetuar a classificação clínica da doença.(Blog da Saúde / Agência Saúde)

Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
15min27max
AnaurilândiaSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com poucas nuvens.
13min28max
Campo GrandeSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
11min25max
DouradosSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
16min27max
Três LagoasSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com poucas nuvens.