(67) 99869-0605
quinta, 18 de abril de 2024
saude | quarta, 27 de abril de 2016 - 10:00

Projeto seleciona jovens carentes para tratamento dentário gratuito em CG

Triagem acontece dia 28, no Jardim Bonança

O programa Dentista do Bem seleciona, no Dia Mundial do Sorriso (comemorado no próximo dia 28 - quinta-feira) centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito em Campo Grande. A triagem acontece das 8h às 16h, na Escola Estadual 11 de Outubro (Rua Porto Batista, 29 – Conjunto Bonanza, Campo Grande) espera identificar adolescentes de baixa renda de 11 a 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal.

“Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirmam os coordenadores regionais voluntários do projeto em Campo Grande, Márcia Tezeli, André Martins e Augusto Mariani.

 

A ação, resultado da parceria entre Oral-B e Turma do Bem, acontecerá simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. O processo de triagem é simples, rápido e não invasivo: um dentista faz o exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Turma do Bem

TdB (Turma do Bem) gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando-se em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica.

'Dentista do Bem' é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seus próprios consultórios crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Está presente em 1.500 municípios do Brasil, outros 12 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Peru e Venezuela) e Portugal.

Serviço - A triagem acontece no Dia 28 de abril, das 8h Às 16h, na Escola Estadual 11 de Outubro (Rua Porto Batista, 29 – Conjunto Bonanza, Campo Grande).

(Com informações da assessoria)



Fonte: midiamax
Veja Também
Comentários