+55 (67) 3546.2571
domingo, 26 de setembro de 2021
agua clara
sábado, 14 de setembro de 2013 - 10:15

Combate ao tráfico no MS ganha visão de “raio-x”

Mato Grosso do Sul vai receber dois scanners veiculares, de um total de 38 que serão adquiridos pelo Ministério da Justiça e destinados aos estados para o enfrentamento do crime organizado e desorganizado, especialmente na faixa de fronteira. A informação é do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que participou nesta semana, em Brasília, de encontro com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e 11 secretários da Segurança Pública de Estados que possuem limites com outros países.

Segundo o secretário, o equipamento “impressiona” pela análise rápida e informações detalhadas que podem repassar a uma equipe policial. Parado ou em movimento, o equipamento é um verdadeiro “raio-x feito” em veículos, de baixo para cima, de uma lateral à outra. Com os cinco primeiros scanners comprados pelo MJ, a PRF apreendeu centenas de quilos de drogas, material de contrabando e descaminho, armas de fogo que seriam vendidas em Estados distantes das fronteiras e pessoas viajando de forma irregular.

“Certamente essa é uma importante tecnologia que vai facilitar o trabalho das equipes que atuam nas estradas e também irá possibilitar o enriquecimento do Banco de Dados Único, potencializando a produção de conhecimento para inteligência artificial, e, a partir daí, gerando informações para operações policiais ou para instrução de inquéritos policias, de responsabilidade da Polícia Civil”, explica o secretário.

O carro tem capacidade de operação de oito horas seguidas, possibilitando o flagrante imediato ou ainda que os policiais se comuniquem e promovam uma abordagem mais tática, em outro ponto da rodovia, com uma maior quantidade de agentes e com mais segurança.

E como é móvel, o equipamento pode estar em qualquer rodovia do estado. Todas as imagens são gravadas e também vão municiar as Secretarias da Segurança Pública dos Estados de um banco de imagens que servem para a realização de diligências durante o inquérito policial, auxiliando também a Polícia Judiciária.

Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
19min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.