+55 (67) 3546.2571
domingo, 01 de agosto de 2021
agua clara
sexta, 9 de novembro de 2012 - 16:00

'Esquenta' antes da balada aumenta o consumo de álcool, diz estudo

O hábito que muitos jovens têm de consumir grandes volumes de bebida alcoólica – também conhecido como “esquenta” – antes de sair para uma balada é considerado perigoso por um estudo médico feito na Suíça.

Os pesquisadores acompanharam o consumo de álcool de 183 jovens, especialmente às quintas, sextas e sábados, e concluíram que começar a beber antes de entrar em uma balada, não reduz a quantidade total de bebida consumida. A prática, ao contrário, aumenta o risco do abuso do álcool.

Entre os participantes do estudo que têm o hábito de se "aquecer" antes da balada, foram comuns relatos de ressaca e apagões. Ao todo, 47,5% dos entrevistados apresentaram consequências como essa, típicas do consumo exagerado da bebida.

O estudo liderado por Florian Labhart, do grupo Addiction Switzerland, e publicado pela edição online da revista “Alcoholism: Clinical & Experimental Research” confirma uma tendência que já tinha sido apontada por estudos anteriores feitos em outros países.

Segundo os especialistas do meio, o "esquenta" pode dobrar o consumo de álcool e, naturalmente, as consequências negativas que ele acarreta para a saúde.

Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
12min27max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
13min27max
Campo GrandeSol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove.
12min23max
DouradosNublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.
13min27max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.