+55 (67) 3546.2571
segunda, 12 de abril de 2021
brasilandia
agua clara
quinta, 8 de novembro de 2012 - 11:00

MEC elimina candidata por erro de outra com mesmo nome

Uma falha na fiscalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fez com que a aluna Jacqueline Chen, de São Paulo, fosse eliminada do teste depois que uma homônima de Mogi das Cruzes publicou na internet uma foto da prova de sábado. Segundo apuração do jornal O Estado de S.Paulo, o caso está sendo avaliado pelo Ministério da Educação, que não descarta o erro e acena com a possibilidade de a estudante injustiçada fazer as mesmas provas aplicadas em unidades prisionais e socioeducativas, em 4 e 5 de dezembro. A candidata de Mogi deve ser desclassificada do exame.

Acusada de ter publicado imagem da prova em redes sociais no sábado, Jacqueline foi abordada por um fiscal no domingo e obrigada a assinar um termo em que assumia ter infringido as regras do exame. Ela explicou que o celular não tinha sequer acesso à internet e estava guardado e lacrado no envelope entregue pelos aplicadores da prova. Os fiscais disseram que não tinham provas, mas que a ordem viera de Brasília. A menina ainda foi impedida de ligar para a mãe antes de assinar o documento.

Sessenta e três eliminados
O Ministério da Educação confirmou por volta das 18h40 de domingo que nos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram eliminados 63 candidatos por postar imagens das provas nas redes sociais. Foram 26 casos registrados hoje e outros 37 no sábado.

O MEC informou que monitorou todo o processo nas redes sociais durante a aplicação das provas. De acordo com o edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas fotográficas e celulares. Os equipamentos devem ser guardados, desligados, em uma embalagem fornecida pelos fiscais de prova.

Segundo o órgão, a Polícia Federal (PF) também designou uma equipe para auxiliar no trabalho de identificação dos candidatos envolvidos nas postagens das fotos. No sábado, uma publicação com informação falsa sobre o cancelamento do Enem chegou a ser divulgada. A PF e o ministério identificaram o autor.


Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
22min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min32max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min29max
DouradosSol com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Noite com pancadas de chuva.
24min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.