+55 (67) 3546.2571
domingo, 26 de setembro de 2021
agua clara
terça, 10 de setembro de 2013 - 16:20

Três Lagoas participa da II Conferência Estadual de Educação em Campo Grande

Em continuidade às conferências já realizadas nos municípios do interior, o Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (FEEMS) realizou a II Conferência Estadual de Educação, nos dias 6, 7 e 8 de setembro últimos, na Universidade Federal (UFMS), em Campo Grande. Essa etapa culminará na II Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), em Brasília, no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014.

A Etapa Estadual contou com a participação de instituições educacionais e de setores da sociedade em debates sobre as propostas apresentadas nos sete eixos temáticos do Documento Referência da CONAE 2014, elaborado pelo FNE/MEC, que resultaram em emendas ao documento que, depois de discutidas, implementarão o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

A Conferência é um grande movimento que se iniciou nos municípios do interior. As cidades de Três Lagoas e Selvíria realizaram a Conferência Intermunicipal em Três Lagoas no dia 27 de julho com a participação de aproximadamente 170 pessoas. A Etapa Estadual da CONAE 2014 em Mato Grosso do Sul contou com a participação de aproximadamente 350 delegados entre segmentos educacionais e setores sociais – todos imbuídos da responsabilidade e compromisso de contribuir para uma educação nacional de qualidade.

Para a participação do Município no evento, a prefeita Marcia Moura, por meio do Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor Mário Grespan Neto, e assessora Educacional e Pedagógica, professora Jussara Aparecida de Souza Fernandes, proporcionou transporte para o envio de 21 delegados, que foram eleitos na II Conferência Intermunicipal de Três Lagoas e Selvíria/Polo Três Lagoas a Campo Grande. Os professores Urbano Rodrigues Azambuja e Marcos Uchôa, ambos delegados natos, foram no ato responsáveis pela delegação que representou a Cidade.

Segundo o secretário de Educação e Cultura, o envio de delegados a Campo Grande “vem ao encontro dos movimentos do Município para que se alcancem os objetivos propostos pela prefeita Marcia Moura de se fazer cada vez mais uma educação democrática e participativa”, ressaltou.

Os sete eixos propostos pelo Documento Referência, do FNE/MEC são: I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; II – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente; IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho; VII – Financiamento da Educação, Gestão 

CONAE

A Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que toda a sociedade brasileira possa participar das definições sobre a educação nacional, apresentando proposições para os diferentes níveis e modalidades educacionais.

Para a CONAE em Brasília, Três Lagoas será representada por delegados da Educação Básica, Profissional e Superior. Na escolha dos delegados do segmento Estudantes da Educação Básica, as duas vagas disponíveis foram ocupadas pelos alunos Kennedy dos Santos Silva e Renato Eduardo Bortolotto Netto, ambos da Escola Estadual Fernando Correa. Isso significa que Três Lagoas representará o Estado inteiro em Brasília nesse segmento.

A professora Isabel de Lourdes Lopes Souza Borges representará nosso município no Segmento Educação Básica/Conselhos Municipais de Educação. No segmento Estudante da Educação Profissional Pública, seremos representados pelo aluno Saulo Guilherme da Silva Ribeiro e no Segmento Trabalhadores da Educação Profissional Pública o professor Guilherme Costa Garcia Tommaselli ficou como suplente, ambos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

A Educação Superior será representada em Brasília pela estudante Benedita de Freitas Ribeiro Ferreira (Centro de Ensino Superior de Maringá) no Segmento Estudantes da Educação Superior Privada e por Bárbara Fagundes Lima (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) no Segmento Estudantes da Educação Superior Pública.

Além dos delegados eleitos, que perfazem um terço da delegação enviada a Campo Grande, o Município poderá participar da CONAE 2014 com observadores convidados pelo Fórum Estadual de Mato Grosso do Sul, avolumando ainda mais a participação na Construção do Plano Nacional de Educação.
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min32max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min32max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.