(67) 99869-0605
sexta, 29 de março de 2024
sexta, 13 de abril de 2012 - 11:50

Correios homenageia Povo Ofaié

A agência dos Correios do município de Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul, irá lançar no dia 20 de abril, sexta-feira, as 10 horas da manhã, um carimbo comemorativo ao Dia Municipal do Povo Indígena Ofaié Xavante.

O evento que ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Nova Andradina, torna oficial a iniciativa do vereador Vicente Lichoti que foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, através da Lei 016/2011 e que instituiu o Dia Municipal do Povo Indígena Ofaié no município de Nova Andradina.

Com o lançamento do carimbo comemorativo consolida-se na história da região o reconhecimento da presença desses indígenas que sempre habitaram a margem direita do rio Paraná construindo seus aldeamentos nos municípios de Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Bataguassu e Brasilândia.

Hoje, os últimos remanescentes desses indígenas de hábitos caçadores e coletores, onde ainda se encontram alguns falantes do idioma ofayé, do grupo macro Jê, vivem na Aldeia Enodi, no município de Brasilândia.

Durante o ato de lançamento, além das autoridades do poder Executivo e Legislativo do município, deverão estar presentes estudantes universitários locais e os representantes indígenas Ofaié, José de Souza Kói, cacique, Ataíde Francisco Xehitâ-ha, da associação indígena, e Silvano de Moraes Hâgu-Tahâk, professor da escola municipal Ofaié E-Iniecheki, que virão de Brasilândia acompanhados do professor Carlos Alberto Dutra, historiador e biógrafo dos Ofaié que pesquisa a trajetória desta etnia desde 1986.

Mais informações em:
http://ofaie.com/carimbo.html
Veja Também
Comentários