+55 (67) 3546.2571
terça, 18 de maio de 2021
sexta, 30 de abril de 2021 - 14:20

FGTS: Trabalhadores antigos serão beneficiados com crescimento do rendimento; confira

Caso ação no STF seja aprovada, o FGTS será corrigido ainda neste ano

Justiça deve intervir nos valores do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, já que durante o mês de maio, o STF (Supremo Tribunal Federal) deverá avaliar o sistema de rendimento do fundo de garantia. A medida poderá impactar milhares de brasileiros que desde 1999 estão inclusos no FGTS

Esta análise tem como objetivo aumentar a rentabilidade do programa. Isso implica dizer que os segurados com saldo entre 1999 a 2003 poderão ter reajustes em seus valores resguardados.

De acordo com o texto do STF, a açãoalega que os indexadores usados para corrigir anualmente o saldo do benefício devem ser considerados inconstitucionais.

Isso porque, o reajuste não leva em consideração a média da inflação, o que significa uma redução no poder de compra e venda dos trabalhadores.

A ação vem sendo debatida desde 2014, mas até o momento não foi encerrada. Caso haja a aprovação pelo colegiado jurídico, o FGTS será corrigido ainda neste ano.

Trabalhadores poderão, desde 1999, ter acesso ao reajuste até a média atual inflacionaria. (Foto:Arquivo/ Jornal Midiamax)

 

Rendimento 

O acumulativo do FGTS é fixado em uma tarifa de 3% ao ano, acrescentada pela TR (Taxa Referencial), uma taxa de juros fixada pelo Banco Central, ficando sempre abaixo de zero. Desse modo, a inflação não vem sendo contabilizada, desde 2017, especificamente, resultando em um congelamento fiscal dentro do projeto.

Se o STF votar a favor dos trabalhadores, o FGTS passará a ter os valores corrigidos com base na atual inflação, levando em consideração o INPC (Índice de Preços no Consumidor). Desse modo, o cidadão não terá um ganho imediato, mas poderá gerar acumulativos ao longo da vida, sem ficar atrás dos custos mensais.

O processo pode resultar ainda em um pagamento do acumulado não contabilizado pela inflação. Isso significa dizer que os trabalhadores poderão, desde 1999, ter acesso ao reajuste até a média atual inflacionaria.



Fonte: Midiamax
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
17min32max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min32max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
18min32max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.