(67) 99869-0605
sábado, 13 de julho de 2024
geral | sexta, 5 de fevereiro de 2016 - 11:40

Zika Vírus é encontrado em saliva e urina de pacientes

O vírus Zika foi encontrado na sua forma ativa, quando é capaz de provocar infecção, em amostras de saliva e urina de pacientes, de acordo com comunicado desta sexta-feira (5) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Para a pesquisa, foram analisadas amostras referentes a dois pacientes e as coletas realizadas durante a apresentação de sintomas compatíveis com o vírus Zika. A presença do material genético do vírus foi confirmada em Tempo Real. Serão necessários novos estudos para analisar qual é o tempo de sobrevivência do vírus após passar pelos sucos gástricos e a possibilidade de infectar novas pessoas.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que a população tenha cautela e prevenção, evitando compartilhar objetos de uso pessoal e lavar as mãos frequentemente. As grávidas devem ter maior atenção a este quesito.

A Organização Mundial da Saúde restringiu a doação de sangue de pessoas que passaram por países com epidemia da doença, que é relacionada a diversos casos de microcefalia. Curitiba confirmou o primeiro caso de microcefalia relacionado ao vírus. Outros dois casos estavam em análise no Paraná, um foi descartado e o terceiro não tem confirmação.

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anivsa) registrou na última quarta-feira (3) um exame capaz de identificar as três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: a dengue, o zika e a febre chikungunya.

 

Viagem

 

Os foliões que viajarem durante o período de carnaval devem eliminar os possíveis focos da doença mesmo fora de casa. Quem alugar uma casa na praia, por exemplo, precisa ficar atento a lixos descartados de forma incorreta e todos os locais que possam acumular água.

Hora H

No Paraná será realizada a “Hora H de combate ao mosquito da dengue” às 10 horas de sábado (6). A campanha pretende mobilizar toda a população a eliminar possíveis focos do mosquito ao mesmo tempo, em todo o estado.



Fonte: msnoticias
Veja Também
Comentários