+55 (67) 3546.2571
terça, 18 de maio de 2021
terça, 6 de novembro de 2012 - 14:20

Controlar doença vascular pode ajudar a tratar Alzheimer

Controlar doenças vasculares, como hipertensão, aterosclerose e diabetes tipo 2, pode ser um caminho para atenuar a evolução da doença de Alzheimer. A conclusão é de especialistas internacionais que analisaram pesquisas recentes. Os dados são da publicação Jornal of Alzheimer's Disease.

“Tratar fatores de risco vasculares oferece a possibilidade de uma acentuada redução da incidência de demência por meio da identificação precoce e tratamento médico adequado desses precursores prováveis de deterioração cognitiva, característico da doença de Alzheimer”, disse Jack C. de la Torre, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. “O entendimento juntamente com estratégias preventivas poderia ser um passo significativo na redução da prevalência mundial da doença de Alzheimer, que está dobrando a cada 20 anos”, concluiu.

O texto dos profissionais aborda a questão de que uma enfermidade vascular pode afetar o fluxo sanguíneo cerebral e contribuir para a enfermidade. E, paradoxalmente, indica que a presença de fatores de risco vasculares na meia-idade está associada mais fortemente com o desenvolvimento da patologia do que os sintomas que aparecem no fim da vida. O fato é que alguns levantamentos sugerem que os sintomas vasculares podem ter um efeito protetor contra o desenvolvimento de Alzheimer. Os mecanismos fisiopatológicos que levam ao fenômeno ainda são discutidos.

Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
17min32max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min32max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
18min32max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.