+55 (67) 3546.2571
terça, 18 de maio de 2021
quarta, 31 de outubro de 2012 - 12:40

Profissionais de saúde recebem capacitação online sobre Dengue

Profissionais de saúde da Atenção Básica e de Urgência e Emergência de todo o país podem reforçar a capacitação no diagnóstico e tratamento da dengue com o curso à distância – “Atualização no manejo clínico da dengue”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS).

O intuito é aprimorar o atendimento dos casos suspeito de dengue e garantir o manejo e o tratamento adequado do paciente evitando a evolução para as formas graves e óbitos.

Na capacitação online, o participante escolhe um caso clínico, clicando no mosaico da página inicial.

Cada caso deve demandar, em média, 15 minutos de atenção para ser finalizado.

O profissional deve acompanhar com atenção as informações apresentadas nos casos e responder as pergunta

E quando necessário poderá consultar o fluxograma do manejo da dengue e rever os dados do paciente antes de validar a sua resposta, usando os ícones correspondentes.

Quando se sentir preparado para responder, deverá escolher uma das alternativas.

Logo, o participante receberá o retorno da sua resposta. Em caso de erro, um hipertexto o guiará as informações importantes para o aprendizado.

Os casos foram elaborados cuidadosamente pelo Ministério da Saúde com a participação dos maiores especialistas na área e escolhidos estrategicamente para abordar questões cruciais na detecção e assistência ao paciente com suspeita de dengue.

E todo material e conteúdo foram validados junto aos especialistas reconhecidos na área e avaliados por grupo de profissionais de saúde.

O curso é aberto para visitantes, como estudantes de medicina e a população em geral que também terão acesso ao material, mas não recebem declaração de conclusão online.

Para receber certificado, o profissional da saúde precisa ter nível superior com cadastro no CNES, ativo ou inativo, nas ocupações: assistente social, biólogos, biomédicos, profissionais da Educação Física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos clínicos, médicos em especialidades cirúrgicas, médicos em medicina diagnóstica e terapêutica, médico veterinário, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e psicanalistas e terapeutas ocupacionais.

O andamento do curso é acompanhado por relatórios públicos pelo Ministério da Saúde e Una-SUS, onde constará ainda o número de profissionais de saúde matriculados e de aprovados, em cada município brasileiro. Após finalizar o curso, os profissionais de saúde recebem a declaração de conclusão.

Plataformas
A plataforma de treinamento à distância é compatível com celulares. Assim, o profissional de saúde poderá acessar o conteúdo via Ipad ou Iphone.

Outra opção é efetuar o download do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular. O curso pode ser concluído em menos de uma hora, adaptando-se às necessidades de médicos e enfermeiros em ritmo de trabalho.

Os profissionais que queiram aprofundar no diagnóstico e tratamento da dengue podem acessar um conteúdo por meio de links de hipertexto.

Os profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências por meio de redes sociais, como o Facebook e, também, participar de enquetes e fórum de discussão promovida na plataforma do curso.

Outra ferramenta disponível é um programa para o sistema “Android” que pode ser baixado no celular para guiar o profissional da saúde quando efetuar a classificação clínica da doença.(Blog da Saúde / Agência Saúde)

Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
17min32max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min32max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
18min32max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.