+55 (67) 3546.2571
terça, 18 de maio de 2021
agua clara
brasilandia
quarta, 7 de novembro de 2012 - 16:23

Senai do Estado é 1º do País a oferecer cursos técnicos a distância

O Senai de Mato Grosso do Sul é o 1º do País a ofertar cursos de educação profissional técnica de nível médio a distância graças ao trabalho desenvolvido desde o início de outubro deste ano por uma equipe que está percorrendo 27 cidades do Estado para divulgar o portfólio de 20 cursos de EaD (Educação a Distância) nas áreas de iniciação profissional, aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional e habilitação profissional. Segundo o diretor-regional Jesner Escandolhero, o Senai também é pioneiro na forma adotada para divulgar os cursos de educação a distância.

“Entende-se que a iniciativa é uma excelente oportunidade para aqueles municípios que não possuem base do Senai estarem no hall de divulgação, visto a necessidade de todos conhecerem e terem acesso aos cursos a distância”, destacou Jesner Escandolhero. Além disso, ele acrescenta que os alunos inscritos nos cursos de educação profissional técnica de nível médio a distância que iniciarem o curso receberão um tablet com todo o conteúdo e material didático.

Desde 25 de outubro estão abertas as inscrições do processo seletivo unificado para o preenchimento de 555 vagas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio a distância nas modalidades de automação industrial, logística, segurança do trabalho e redes de computadores distribuídos por Campo Grande, Corumbá, Dourados, Deodápolis, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Sidrolândia e Três Lagoas. Os interessados podem se inscrever exclusivamente via Internet, por meio do endereço eletrônico http://senai-ms.provon.com.br, até as 18 horas do próximo dia 21 de novembro ao custo de R$ 50,00.

Ainda conforme o diretor-regional do Senai, para fazer a inscrição, os interessados devem possuir meios próprios para acesso à Internet, tanto para realizar a inscrição, como para fazer a prova. Após o cadastramento, o candidato deverá agendar a realização da prova online entre as datas de 22 a 29 de novembro e horários disponíveis que serão apresentados no site. “Se a data ou horário escolhidos estiverem esgotados, o candidato deverá optar por outra data. Lembrando que as provas serão realizadas exclusivamente online e terão duração máxima de três horas”, informou.

Ele acrescenta que, em casos de interrupção de acesso à prova por dificuldade de Internet durante o período preestabelecido de três horas, o candidato poderá retornar à prova para o cumprimento do tempo restante, calculado com o tempo decorrido do início do seu processo até o momento da interrupção. “Devendo novamente o candidato acessar o site recolocando seu login e senha para dar continuidade à avaliação. Não haverá, em hipótese alguma, 2ª oportunidade para o candidato que deixar de realizar a prova nos dias determinados”, destacou.

As listas dos candidatos aprovados serão afixadas nos murais das unidades operacionais do Senai no Estado e divulgadas na Internet pelo endereço eletrônico http://senai-ms.provon.com.br no dia 3 de dezembro. Os candidatos classificados em 1ª chamada no processo de seleção deverão efetuar matrícula na unidade operacional do curso para o qual se candidataram no período de 3 a 5 de dezembro, das 7h30 às 11h00, das 13h30 às 17h00 e das 19h30 às 21h00, enquanto os candidatos aprovados em 2ª chamada terão os dias 6 e 7 de dezembro, sendo que, havendo vagas remanescentes, serão comunicados os candidatos suplentes, respeitando-se a ordem classificatória, com as aulas tendo início no dia 8 de dezembro.

Caravana EaD

Os cursos a distância do Senai são voltados aos industriários, jovens que desejam inserção no mercado de trabalho, pessoas em busca de profissionalização, profissionais que necessitem de atualização e empreendedores em geral. Além dos cursos técnicos, também são oferecidos outros cursos nas áreas de iniciação profissional e qualificação profissional e as inscrições podem ser feitas em qualquer período por meio do site www.ead.ms.senai.br.

Os alunos dos cursos de EaD do Senai que não tiverem computador em casa para realização dos cursos poderão utilizar a infraestrutura das 31 bibliotecas da Indústria do Conhecimento Sesi localizadas nas cidades de Campo Grande, Rio Brilhante, Dourados, Naviraí, Iguatemi, Sete Quedas, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Inocência, Três Lagoas, Bataguassu, Rio Verde, Costa Rica, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Terenos, Aquidauana, Corumbá, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã, Aral Moreira, Amambai e Cassilândia.

A técnica e educação do Senai, Raquel Pereira, explica que o objetivo é atender a demandas das indústrias por qualificação profissional, ampliando as possibilidades de preparar profissionais mais capacitados, superando barreiras geográficas e limitação de horário. “Os cursos oferecem vantagens como a certificação, flexibilidade para o aluno quanto ao horário e local de estudo, além da possibilidade de interação com profissionais de outras áreas e localidades, acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e atendimento personalizado para esclarecimento de dúvidas”, destacou.

Na área de iniciação profissional, são oferecidos 6 cursos (educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, segurança do trabalho, propriedade intelectual e tecnologia da informação e comunicação), enquanto na área de aperfeiçoamento profissional foram disponibilizados 3 cursos (segurança em instalações e serviços em eletricidade, segurança no sistema elétrico de potência e segurança na operação de caldeiras). Já na área de qualificação profissional os alunos podem optar por 7 cursos (operador de tratamento de água, eletricista de automóveis, manutenção em freios, suspensão e direção automotiva, mecânica de manutenção de motores ciclo otto, mecânica de manutenção em motocicletas, instalador e reparador de redes de computadores e montador e reparador de microcomputadores).

Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
17min32max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min32max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
18min32max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.