(67) 99869-0605
domingo, 26 de maio de 2024
sexta, 6 de setembro de 2013 - 10:10

Apae de Brasilândia realiza com sucesso Semana da Pessoa com Deficiência

A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em Brasilândia, aconteceu entre os dias 21 e 28 de agosto com várias atividades envolvendo os 50 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais local. A abertura foi o momento mais emocionante da programação. Cerca de 80 pessoas prestigiaram as apresentações.

O prefeito Jorge Diogo, a primeira dama, Léia Diogo, a vice-prefeita Márcia Amaral, e os secretários Donizeth Roledo (Serviços Urbanos) e Eliane Lopes Leite (Assistência Social) também prestigiaram o evento. Os vereadores Jorge Madeira, Dr. Alexandre e Professora Cristiane também estiveram na sede da Apae assistindo às apresentações.

Na abertura, todas as crianças e funcionários da Apae se apresentaram ao som do tema da novela Carrossel. As autoridades presentes também foram convidadas a entrar na dança. As crianças de dois a sete anos apresentaram a dança “A valsa da bailarina”, com as professoras Eliane e Maria Helena, com as alunas Carolaine, Natalia, Maria Alice e Felipe.

A apresentação da coreografia com os cadeirantes Rafael, Cristian, Cassius e as professoras Valdeleia, Crislene e a fisioterapeuta Luciana, emocionou a todos. As crianças da oficina protegida também fizeram apresentação na abertura com a professora Valdeleia, coreografia “Conquistando o Impossível”, de Jamile, com os alunos Lucas, Rairan e Rafael e as voluntárias Valdeleia, Mirella e Maira e encerramento com todos com a música “Ninguém é igual a ninguém”.

De acordo com a diretora da Apae, Cristiane Mendonça de Carvalho, o destaque da semana foi a inclusão dos alunos na sociedade. “Recebemos muitas pessoas na abertura. Foi um evento acolhedor, no qual os alunos demonstraram muita força de vontade. O desempenho deles surpreendeu a todos”, disse.

No dia 22, quinta-feira, foi desenvolvido o Projeto Incluir, na Padaria Jardim e Sorveteria Pé de Moleque. O objetivo foi de socializar. No dia 23, sexta-feira, foi realizado o Projeto de Leitura. No dia 26, segunda-feira, os alunos da Apae de Brasilândia participaram de uma “balada” na Boate Vira Copos, em Três Lagoas, junto com alunos da Apae daquela cidade.

Já no dia 27, terça-feira, os alunos da Apae visitaram a Fazenda Córrego Azul, onde realizaram um piquenique. Encerrando a programação da semana, os alunos brasilandenses visitaram o zoológico de Ilha Solteira. O objetivo desta atividade foi de envolver os alunos em ações de educação ambiental, conscientizando-os sobre a importância da preservação da natureza.

“Nessa semana, os alunos puderam mostrar que eles são mais do que pensam que são. Nos surpreendemos com eles. Ultrapassaram os limites. Destaco também o comprometimento dos funcionários nos trabalhos de confecção, nos ensaios, na organização, em todos os momentos”, disse Cristiane.

A diretora da Apae agradeceu a Prefeitura Municipal de Brasilândia pelo apoio na realização da semana. Ressaltou ainda o trabalho voluntário de Eliane e Ulisses, no ballet e na natação.

Veja Também
Comentários