(67) 99869-0605
sexta, 21 de junho de 2024
Brasilândia | quarta, 8 de novembro de 2023 - 11:17

Brasilândia conquista o primeiro lugar no Brasil em Gestão Fiscal

O IFGF avalia por meio de dados oficiais, as contas dos Municípios brasileiros através de quatro indicadores
Assecom Prefeitura Municipal de Brasilândia


A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgou no último dia 31 de outubro, o resultado do Índice Firjan de Gestão Fiscal 2023 (IFGF), que tem como base os dados do ano de 2022. Brasilândia conquistou o 1º lugar no Brasil e Mato Grosso do Sul no índice, obtendo nota máxima em todos os quesitos analisados.
 
Com a soma de 1.000 pontos, a 1ª colocação no ranking de 2023 foi graças a avaliação do Município de Brasilândia tem todos os quesitos. Em 2022 (com dados de 2021), Brasilândia ficou em 5º no Estado e 210º a nível nacional.
 
Nesta edição, o IFGF analisa dados de 2022, últimos disponíveis, e avalia as contas de 5.240 cidades, onde vive 97,1% da população brasileira.
 
O prefeito Dr. Antonio destaca que esse resultado é graças a uma administração prezando pelo equilíbrio financeiro, buscando sempre a máxima eficiência na prestação do serviço para a população brasilandense. “Recebemos com muita alegria essa notícia boa. É sinal que estamos fazendo um bom trabalho e vamos continuar fazendo o melhor para a nossa Cidade!”, disse.
 
Sobre o Ìndice Firjan
 
O IFGF avalia por meio de dados oficiais, as contas dos Municípios brasileiros através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. O índice faz uma leitura dos resultados de maneira simples, pois a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que o quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal da Cidade.
 
Autonomia: Verifica se as receitas oriundas da atividade econômica do município suprem os custos para manter a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.
 
Gastos com pessoal: Mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total de Receita Corrente Líquida.
 
Liquidez:verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.
 
Investimentos: mede a parcela da Receita Total dos municípios destinada aos investimentos.
 
Para conferir mais detalhes da pesquisa e de outros municípios o link é: 

https://www.firjan.com.br/ifgf/consulta-ao-indice/consulta-ao-indice-grafico.htm?UF=MS&IdCidade=500230&Indicador=1&Ano=2022



Fonte: Assecom Prefeitura Municipal de Brasilândia
Veja Também
Comentários