(67) 99869-0605
sexta, 17 de maio de 2024
quarta, 23 de outubro de 2013 - 16:25

Câmara Municipal de Campo Grande

Vereadores homenageiam comerciantes durante Sessão Solene na Câmara

Em alusão à Semana Municipal do Comerciante, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande homenagearam, na noite desta quarta-feira (16), 41 empresários que, com seus serviços, colaboraram com a sociedade e a economia da Capital. A data foi instituída por meio da Lei n° 4.849/10 e Resolução n° 1.133/11, de autoria dos vereadores Carlão e Airton Saraiva.

“Gostaria de agradecer a Deus por nos dar sabedoria, que nos ajudou no crescimento de nossa empresa e de nossa cidade. Também à família, pois, depois de um dia de trabalho, é ela que nos recepciona. Não podemos esquecer dos funcionários de cada empresa, que são o símbolo do progresso”, agradeceu Rodrigo Pereira, que falou em nome dos homenageados.

A solenidade, realizada no plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, foi aberta com uma apresentação da cantora Luciane Chamamezeira, que executou dois clássicos da cultura regional: Km 11 e Gaivota Pantaneira.

“O comerciante é sacrificado a cada dia, pois a carga tributária é vergonhosa neste País. Precisamos cobrar a cada dia a questão do Simples. Temos que proteger essa categoria que, hoje emprega mais de 60% da força de trabalho, que gera emprego e riqueza para a nossa cidade. A Câmara fica muito feliz em poder recebê-los aqui”, discursou o vereador Airton Saraiva, que falou em nome dos parlamentares.

Confira a lista de homenageados:

Airton Saraiva - José Francisco de Oliveira
Airton Saraiva - Diekson Matos do Nascimento
Alceu Bueno - Moisés Fernandes Tabosa
Alceu Bueno - Lima Materiais para Construções
Ayrton Araújo do PT - Nelson César Oshiro
Carla Stephanini - Rosely Margarido de Queiroz Prado
Carla Stephanini - Marcella Mazza Anache
Carlão - Irivane Martins da Silva Prado
Carlão - Rodrigo Pereira Melo
Carlão - Valdevino Alves Vilela
Carlão - Naraise Resende Velozo
Cazuza - Hermerson Sampaio Nogueira
Cazuza - Valdir Rosa da Silva
Chiquinho Telles - Sebastião Jorge Nunes
Chiquinho Telles - Roberto Rodrigues da Rocha
Chocolate - Magda Murad Fghir
Coringa - Márcio Roberto Costa Gomes
Coringa - Carlos de Moraes Lima
Dr. Jamal - Alcides Pereira da Conceição
Dr. Jamal - Maria Lindaura da Anunciação
Edil Albuquerque - José Thomaz
Edil Albuquerque - Benjamim Chaia
Eduardo Romero - Rodrigo Puglia de Medeiros
Eduardo Romero - Edval Adorno Cunha
Elizeu Dionizio - Eder Luis de Oliveira
Elizeu Dionizio - Adiek Sousa de Paula
Engenheiro Edson - Wilson Yukishigue Nakase
Engenheiro Edson - Luiza Mitico Matsusita
Gilmar da Cruz - João Batista de Freitas
Juliana Zorzo - Clarindo Cleber Gimenes
Juliana Zorzo - Tiago Ferreira de Castro Junior
Luiza Ribeiro - Herbert Quaresma de Azevedo
Luiza Ribeiro - Rosane Nely de Lima
Mario Cesar - Vanessa Roehr Coin
Mario Cesar - Francisco de Assis Emerson Cesar
Otávio Trad - Iraja Kogawa
Otávio Trad - Otávio Luiz Rodrigues
Paulo Pedra - Paulo Tadeu de Barros Mainardi Nagata
Paulo Siufi - Elcio Marconato Marcos Aurélio Taira
Vanderlei Cabeludo - Amauri Pereira
Vanderlei Cabeludo - Luiz Antônio Serafim

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Otávio Trad solicita policiamento ostensivo nos altos da Afonso Pena

O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal Campo Grande, vereador Otávio Trad (PT do B), encaminhou na tarde desta segunda-feira (14) um ofício ao secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, solicitando maior policiamento nos altos da Avenida Afonso Pena, em especial, na Cidade do Natal em frente ao Parque das Nações Indígenas.

Depois de denunciar o abandono e a falta de segurança da Cidade do Natal durante discurso na tribuna da Casa de Leis semana passada, o vereador Otávio Trad recebeu muitas reclamações de moradores e de pessoas que circulam na região por conta da crescente onda de atos criminosos e vandalismos no local.

O vereador ressaltou que a Comissão de Segurança tem pleno conhecimento de que a estrutura que compõe o complexo é patrimônio do município e que a função de zelar pela segurança do local é de responsabilidade da Guarda Municipal. Ocorre que a situação já ultrapassou os limites do alcance das atribuições da Guarda e agora passou a necessitar de reforço da Polícia Militar.

“A fim de garantir a segurança dos cidadãos que ali trafegam solicitei o policiamento ostensivo na região. Aproveito também para agradecer à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública por atender todos os pedidos e requerimentos da Comissão”, destacou.

Helton Davis
Assessor de Imprensa do Vereador

Comissão de Educação discute necessidade de psicólogos nas escolas

Com presença e participação da professora Marilda Facci, presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, será realizada na tarde desta quinta-feira (17.10), audiência pública abordando o tema “A necessidade da atuação do profissional de Psicologia na educação básica da Rede Municipal de Ensino”, por iniciativa da vereadora Carla Stephanini, presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Campo Grande.


Carla acredita que a discussão do assunto tem importância incalculável uma vez que a presença de profissionais da área nas escola poderá transmitir tranquilidade não só aos professores e alunos, mas também às famílias que se encontram apreensivas com fatos que vêm correndo ultimamente nas unidades de educação.


A opinião de da vereadora é compartilhada pelos demais integrantes da Comissão de Educação, vereadores Eduardo Romero (vice-presidente), Juliana Zorzo , Alceu Bueno e Coringa . A discussão desta quinta-feira tende a sensibilizar as autoridades ligadas a Educação a refletirem e adotarem medidas que propiciem a participação dos profissionais nas escolas.

Waldemar Hozano
Assessoria de Imprensa da Vereadora

Vereador Coringa atento as reivindicações da população em Sessão Comunitária

Na manhã desta quarta-feira (16), o Vereador Coringa participou de mais uma edição da Sessão Comunitária, que nesta ocasião foi levada ao bairro Jardim Batistão. A 17ª edição da Sessão Comunitária, realizada na Escola Municipal “Imaculada Conceição”, contou com a participação de diversas lideranças e de representantes do conselho da região, que na oportunidade apresentaram suas sugestões e reivindicações.

Como o conselheiro da Região do Lagoa, João Romero que solicitou aos vereadores iluminação pública, com colocação de braço de luminária na Rua Melvin Jones, que está uma escuridão, assim como a Rua Vital Brasil no bairro Caiçara. “Quero pedir o recapeamento da rua Souto Maior e reforçar o pedido de semáforo na Rua Xavantes com a Rua Pará, ali acontecem acidentes graves, essa rua dá acesso à escola e as crianças são obrigadas a atravessarem correndo”, reivindicou.

O Vereador Coringa participou da sessão e ouvindo atentamente todas as observações e revindicações das lideranças comunitárias e representantes do conselho regional. Em suas considerações Coringa parabenizou a participação dos lideres e disse que a cidade precisa ouvir e atender essas solicitações, o vereador sugeriu também que nas próximas sessões comunitárias pudessem ter a presença de representantes do executivo e das secretárias responsáveis por executar os serviços, para estar presente e assim mais perto da população, para ouvir da boca de que realmente precisa que as melhorias têm que acontecer em Campo Grande.

Assessoria de Imprensa do Vereador

Vereadores votam dois Projetos na sessão desta quinta-feira

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande votam dois Projetos de Lei pautados para discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (17).

Em segunda discussão e votação serão votadas duas propostas. O Projeto de Lei n. 7.364/13, de autoria do vereador Paulo Pedra, que denomina de Avenida Frida Puxian, o trecho compreendido entre a Rua dos Democráticos e a Avenida Ana Batista Caminha nesta Capital.

E também o Projeto de Lei n. 7.470/13, de autoria da vereadora Carla Stephanini, que denomina de Antonio Rustiano Fernandes, O Centro de Educação Infantil (Ceinf), localizado na Rua dos Andes, 92, Vila Nha Nhá.

Serviço – A sessão ordinária desta quinta-feira (17) será realizada a partir das 9 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, bairro Jatiuka Park.

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal 

Audiência Pública na quinta-feira debate a atuação de psicólogos nas escolas municipais

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta quinta-feira (17), às 14 horas, Audiência Pública para debater a necessidade da atuação da (o) psicológa (o) na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino.

A reunião está sendo convocada pela Comissão Permanente de Educação e Desporto, composta pelos vereadores Carla Stephanini (presidente), Eduardo Romero (vice), Alceu Bueno, Coringa e Juliana Zorzo.

Os parlamentares convidam toda a população para participar dos debates juntamente com as autoridades competentes.

Serviço – A Audiência Pública será realizada na quinta-feira (17), às 14 horas, no Plenário Edroim Reverdito, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, bairro Jatiuka Park.

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal 

Na próxima sessão, o vereador Carlão apresentará 10 indicações em benefício da comunidade

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) apresenta na sessão desta quinta-feira 10 indicações atendendo as demandas da comunidade. Entre as reivindicações estão pedidos como cascalhamento e patrolamento de todas as ruas do Jardim Bálsamo. Limpeza das bocas de lobo de toda Vila Nhanhá, limpeza das laterais das vias com retirada de lixos e entulhos de todas as ruas do Residencial Gaburas. Implantação de placas indicativas de nomes de rua e CEP da Vila São João Bosco. Implantação de abrigos com assentos nos pontos de ônibus na Vila Palmira. Limpeza e retirada de entulhos e limpeza dos canteiros do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian e das ruas do Jardim Los Angeles. Manutenção da iluminação pública do Jardim Talismã.

“Também solicitei a reforma da Escola Municipal Arlene Marques de Almeida localizada no Jardim Canguru. Além do recapeamento com lama asfaltica em todas as Ruas da Vila Sobrinho, principalmente nas Ruas Barão de Ladário, Tijuca e Rua Fernando de Noronha”, detalhou Carlão.

O parlamentar ressaltou que o pedido de reforma da escola deve-se a necessidade premente de tornar as instalações da escola mais limpo e humanizado.

“As melhorias são fundamentais para tornar o ambiente mais agradável aos alunos, auxiliando no processo de aprendizado”, concluiu.

Janaina Gaspar
Assessoria de Imprensa do Vereador

Moradores do Jardim Batistão apresentam reivindicações em Sessão Comunitária

Os moradores do bairro Jardim Batistão receberam na manhã desta quarta-feira (16), a 17ª edição da Sessão Comunitária, realizada na quadra de esportes da Escola Municipal “Imaculada Conceição”.

Em seu pronunciamento, o presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar destacou a importância da Sessão Comunitária. “A Sessão Comunitária é a oportunidade de dar vez e voz à sociedade. Estamos quebrando paradigmas. Sempre dizem que os vereadores ficam ausentes e só aparecem em época de campanha. Estamos avançando nesse sentido, estamos indo ao encontro da população, indo ao encontro daqueles que ficam distantes do nosso trabalho e não tem como acompanhar as sessões na Câmara. Estamos conseguindo essa interlocução. Estamos aqui a favor de Campo Grande, lutando pelo bem de Campo Grande desde o início”, salientou.

De acordo com o presidente do Conselho Regional do Lagoa, Alexandre Moura, a Sessão Comunitária é uma boa oportunidade da população conhecer de perto o processo político-administrativo do município. “Somente por meio de uma política voltada para o povo é que vamos construir uma cidade melhor. Onde tem maior necessidade deve haver maior presença do Poder Público. O Portal Caiobá não tem asfalto, a Associação de Moradores não tem uma sede, não tem lazer para os jovens. O Jardim Ouro Verde é o primeiro conjunto da EMHA e até hoje não tem asfalto, nem esgoto nas ruas. Os moradores convivem com lama, poeira, buracos e precisam de patrolamento. O Jardim Mato Grosso e a Vila Kellen também precisam de patrolamento e a continuação da obra da Praça da Juventude, que está parada. Peço ainda iluminação pública para a Avenida Dr. Nasri Siufi, que está sem luz porque os fios foram furtados”, afirmou.

O conselheiro da Região do Lagoa, João Romero solicitou aos vereadores iluminação pública, com colocação de braço de luminária na Rua Melvin Jones, que está uma escuridão, assim como a Rua Vital Brasil no bairro Caiçara. “Quero pedir o recapeamento da rua Souto Maior e reforçar o pedido de semáforo na Rua Xavantes com a Rua Pará, ali acontecem acidentes graves, essa rua dá acesso à escola e as crianças são obrigadas a atravessarem correndo”, reivindicou.

Segundo o presidente do Conselho Regional Anhanduizinho, José Arantes, “a região do grande Lageado precisa de asfalto, essa é uma das prioridades do Conselho do Anhanduizinho, e quero pedir que seja contemplado nas emendas ao Orçamento de 2014. O Jardim Ouro Preto também está sem asfalto”, disse.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Ouro Verde, Damião João de Almeida, “o Jardim Ouro Verde vive um problema sério, apenas 5% do bairro é asfaltado e as bocas de lobo estão entupidas. Os postes do bairro são de madeira, já círam dois, colocando as crianças em risco”.

A aluna do 9° ano da Escola Municipal “Imaculada Conceição”, Fernanda Souza, pediu aos vereadores a construção de um ponto de ônibus mais próximo da escola, a colocação de um semáforo na confluência da Travessa Bornéu, com a Rua Pará e também a construção de uma praça de lazer no bairro Tijuca II.

Conforme, o presidente do bairro Jardim Aero Rancho, Nilson Ferreira de Oliveira, conhecido como “Nilsão”, o asfaltamento da Rua Globo de Ouro foi paralisado. “O dinheiro é do Governo Federal e a Prefeitura parou a obra que já estava quase no final. Quero pedir também a limpeza dos bueiros do bairro e o conserto do buracão da Rua Independente”, ressaltou.

Por fim, André Paulino, presidente do Bairro Jardim Ouro Preto reivindicou aos parlamentares a apresentação de um Projeto obrigando a Prefeitura a construir os Centros Comunitários nos bairros. “Fiz uma ação para o Dia das Crianças, com 200 crianças, mas tive que fazer na minha casa, que é o endereço provisório do Centro Comunitário, porque não tem uma sede própria. Queremos oferecer cursos para a comunidade, mas não temos um local. A Câmara podia fazer um Projeto para a Prefeitura faça esses Centros Comunitários”, sugeriu.

A sessão contou com a presença do diretor da Escola Municipal “Imaculada Conceição”, Aristides José, e dos vereadores Mario Cesar, Delei Pinheiro, Carla Stephanini, Luiza Ribeiro, Coringa, Vanderlei Cabeludo, Chiquinho Telles, Engenheiro Edson, Professora Rose, Chocolate, Paulo Pedra, Alex do PT e Juliana Zorzo.

Todas as solicitações apresentadas serão transformadas em indicações, Projetos, ofícios e requerimentos a serem encaminhados ao Poder Executivo para que sejam devidamente atendidas.

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal 

Audiência: Rotatória da Mato Grosso com Via Park dará lugar a semáforos

A rotatória localizada no encontro das avenidas Mato Grosso e Via Park, próximo ao Parque dos Poderes, em Campo Grande, está com os dias contados. Alvo de inúmeras reclamações de motoristas, ciclistas e pedestres, ela será substituída por semáforos, o que, segundo a Agetran (Agência Municipal de Trânsito), deve melhorar em até 60% o desempenho do fluxo na região. A previsão é que as intervenções sejam concluídas até o final do próximo mês.

Conhecido pelas longas filas de congestionamento, o cruzamento foi tema de audiência, na tarde desta quarta-feira (16), na Câmara Municipal. Representantes dos comerciantes da região, da Prefeitura e de outros órgãos localizados próximos participaram dos debates. Ainda de acordo com a Agetran, aproximadamente 12 mil veículos circulam pela região diariamente.

A retirada da rotatória é uma das diversas mudanças que serão feitas nas proximidades. Com os semáforos, todos os acessos à direita serão livres. Já as conversões à esquerda serão proibidas, com exceção da usada para quem trafega no sentido Parque dos Poderes-Shopping. “Se não fizermos essas intervenções, vai virar um caos”, justifica o diretor do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Valter Cortez.

Assim, quem está na região do Sóter e vai para o Parque dos Poderes deverá, obrigatoriamente, seguir pela avenida Mato Grosso rumo ao centro. Em seguida, toma a rua Ingazeira para, depois, adentrar à rua Antônio Maria Coelho. Esta, inclusive, será transformada em via de mão única até o encontro com a rua Antônio Teodoriwick, que será prolongada. “Eliminar essas conversões à esquerda é o ônus que se paga, mas aumentará a segurança”, continuou Cortez.

Representante do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul), o arquiteto e urbanista Fayez José Rizk lembrou que a quantidade de empreendimentos instalados na região colabora para o aumento do tráfego. “Temos dois hospitais, centro de convenções, salão de festa sem estacionamento, revendedora de automóveis, dois hotéis, duas torres com centenas de apartamentos. Se a gente fizer ali um viaduto, vamos transferir o problema. Falta planejamento. Nossa lei de uso do solo não contempla o trânsito de Campo Grande. É preciso medidas urgentes ali”, cobrou.

A reunião foi convocada pela Mesa Diretora da Casa de Leis, com objetivo de discutir juntamente com as autoridades competentes mecanismos para minimizar os problemas ocasionados com congestionamentos e acidentes nos horários de pico na rotatória.

Problemas - Mais do que discutir o problema da rotatória, que se agravou a partir de 2004, segundo o vereador Edil Albuquerque, a audiência tratou ainda sobre o caos que vive o trânsito de Campo Grande. Segundo números do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, foram registrados mais de 13 mil acidentes nas ruas da Capital durante o ano passado – mais da metade envolveram motociclistas. O problema, segundo a subcomandante do Batalhão, major Itamara Nogueira, está na conscientização.

“Essas pessoas não têm noção de normas e condutas de circulação, e colocam em risco todos nós. Algumas vias são amplas, largas, e alguns imprimem alta velocidade. Enquanto não houver consciência, temos que fazer policiamento rígido e constante”, afirmou.

Representante do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o médico Luis Antônio Costa, que trabalha há mais de 30 anos com atendimento de emergência, espera que essa intervenção seja apenas a primeira dentre outras que são necessárias na malha viária campo-grandense. “Eu, que ando 60 horas por semana, correndo para lá e para cá, vejo muitos pontos críticos que merecem correção. Espero que esse seja o primeiro deles”, afirmou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Comissão Processante realiza primeira reunião e define cronograma de trabalho

A Comissão Processante da Câmara Municipal realizou nesta manhã (16), a primeira reunião para definir o cronograma de trabalho que será realizado, referente à recepção dos documentos, análise e agendamento das pessoas que prestarão depoimentos, sobre as denúncias apresentadas contra o chefe do Executivo Municipal, Alcides Bernal.

A equipe é composta pelo vereador Edil Albuquerque (PMDB) que é o presidente, Flávio César (PT do B), relator, Alceu Bueno (PSL) e o procurador jurídico da Casa de Leis, Fernando Miceno Pineis. Segundo Edil, neste primeiro momento o grupo está se inteirando das denúncias, irá marcar as datas das oitivas, entre outros procedimentos. “Temos prazo de cinco dias para entregar a notificação ao prefeito que terá 10 dias para apresentar defesa. Decorrido estes dois momentos procederemos com a avaliação de todo material apurado e julgaremos se são procedentes ou não”, relatou.

O parlamentar explicou ainda que neste primeiro momento não foi definido se haverá afastamento ou não do prefeito. “Nosso objetivo é realizar um trabalho detalhado, ouvindo todos os envolvidos e já dispomos de bastante material, que foi apresentado no relatório da CPI da Inadimplência. Só entraríamos com o pedido de afastamento em caso de sermos coibidos de desenvolver nosso papel, mas isso pode ser feito também por qualquer vereador da Casa”, ressaltou.

De acordo com o grupo, o prazo para conclusão do trabalho é de 90 dias, porém, irão trabalhar para que a finalização do parecer aconteça em até 60 dias. “Queremos evitar que o processo se estenda ao período de recesso parlamentar, o que iria atrapalhar a fluidez do trabalho”, alegou o presidente da Comissão.

Na avaliação do relator, Flávio César o prefeito terá toda condição para apresentar sua defesa e pode indicar até 10 testemunhas. “Se ele (prefeito) não deve, não deve temer as apurações da comissão. Entendo que ele deveria ser o primeiro a querer responder as denúncias registradas e desta forma, mostrar o que é verídico ou não”, questionou.

Para o vereador Alceu Bueno, a comissão cumprirá seu papel, atendendo as solicitações feitas pela população. “A avaliação será feita com base no material que dispomos e segundo os depoimentos realizados. Nossa responsabilidade enquanto legislativo é responder aos questionamentos da sociedade, como por exemplo, o ofício entregue por conselheiros de cinco regiões da cidade e quatro lideranças comunitárias”, declarou.

Aline Oliveira
Assessoria de Imprensa do vereador
Veja Também
Comentários