(67) 99869-0605
domingo, 26 de maio de 2024
quinta, 5 de setembro de 2013 - 09:45

Confira o Legislativo de Campo Grande

Bonança, Anache e Batistão recebem indicações de autoria do vereador Paulo Pedra

Nesta terça-feira (03), o vereador Paulo Pedra, 3° Secretário da Casa de Leis solicitou, com urgência, a limpeza de todas as ruas e revisão das luminárias, do Conjunto Habitacional Bonança.

Os moradores reclamam da sujeira acumulada em frente às residências e do entupimento dos bueiros. Com isso a infestação de insetos tem aumentado, causando transtornos a todos.

Para o jardim Anache, o parlamentar solicitou , novamente a instalação de um redutor de velocidades, do tipo quebra-molas na rua Sebastião Gomes Monteiro, em frente ao número 194.

E para o jardim Batistão, Pedra solicitou que seja inserido no cronograma de obras do Executivo Municipal, a construção de uma “Academia ao Ar Livre”, oferecendo mais opções de esporte e lazer à comunidade, principalmente aos idosos da região.

Projeto do vereador Edil que cria a Feira de Antiguidades é aprovado com unanimidade na Câmara

Foi aprovado nesta terça-feira (3) por unanimidade, na Câmara Municipal, o projeto de lei complementar nº 348/13, de autoria do vereador Edil Albuquerque que institui a criação da Feira de Antiguidades no município de Campo Grande.

O projeto prevê a realização da feira em dois domingos de cada mês, na Praça Ary Coelho e tem o intuito de proporcionar aos empresários do segmento espaço para exposição e comercialização de seus produtos. Outro ponto a ser destacado é que o evento oferecerá mais uma opção de lazer e compras, incentivando ainda o resgate histórico, cultural e social para a comunidade.

Cabe destacar que o parlamentar contou com apoio de empresários do setor como: Leda Ribeiro (Bazar Arco da Velha), Plínio das Antiguidades, Lauren Cury (Gaveta Brechó e Afins), Leonardo Oliveira (Real Antigos), Erich Pontes (Coisa das Antigas), Laércio Lisboa (Vintage Car) e Antonio Bruno Zanetti, presidente do Clube de Colecionadores de Veículos Antigos (CCVAP).

“Procuramos com este projeto atender uma reivindicação antiga do empresariado que trabalha com antiguidades em Campo Grande. Ao proporcionar a formalização da Feira quero reforçar minha luta pelo desenvolvimento econômico e o fomento ao turismo da Capital”, alegou Edil.

O diretor executivo do CCVAP, Henrique Torres acredita que o funcionamento da feira irá atrair colecionadores de outros Estados e dar maior visibilidade ao mercado em Campo Grande. “O projeto do vereador Edil é muito oportuno para nós, pois vai chamar a atenção de colecionadores de outras localidades e movimentar o turismo da cidade. Atualmente temos 100 associados em Mato Grosso do Sul e 150 veículos cadastrados e acredito que os encontros realizados daqui para frente contarão com muito mais visitantes”, opinou.

Já o presidente do CCVAP, Antonio Bruno Zanetti destacou a importância cultural do evento. “Uma proposta como esta irá ajudar e muito na promoção cultural de nossa cidade, já que temos uma história rica e com muito a divulgar”.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) foi representado na sessão, pelo arquiteto e Chefe da Divisão de Proteção ao Patrimônio Cultural, Fernando Batiston que elogiou a iniciativa do vereador. “O projeto do vereador é muito positivo para a cidade e para cultura. Já existia uma intenção do Planurb em promover algo neste sentido, visando a ocupação de espaços públicos como a Orla Ferroviária, por exemplo. Acredito que a feira cumprirá este objetivo de fomentar a ocupação e cultura dos espaços públicos”, ressaltou.

Apoio dos empresários – A proprietária da loja Arco da Velha, Leda Ribeiro comemorou a aprovação do projeto e avaliou que será uma conquista para Campo Grande, que passará a ter destaque nacional em eventos do setor. “Considero a proposta da feira maravilhosa e parabenizo Edil Albuquerque pela proposição. Acredito que em pouco tempo, o evento crescerá e será valorizado e visitado como as feiras de renome nacional e internacional”, ponderou.

Leda destacou ainda que apesar de Campo Grande ser uma cidade jovem terá oportunidade de participar de um intercâmbio cultural com cidades históricas como Corumbá e Camapuã, promovendo assim um resgate histórico do Estado.

O empresário autônomo e colecionador há mais de 20 anos, Plínio Carlos da Silva também demonstrou sua satisfação com a proposição do vereador e confessou que a acalentava a ideia há muito tempo. “É uma oportunidade ímpar de alavancarmos o turismo e o comércio da Capital, a exemplo de eventos similares que acontecem em São Paulo, Marília e Taubaté (SP), Largo do Carmo (PR) e Ceilândia (RJ). Entre os clientes que atendo estão museólogos e historiadores que com certeza virão a Campo Grande em busca de aquisições de valor histórico”, pontuou.

Plínio ressaltou ainda que muitos antiquários não puderam comparecer a votação, mas pediram para reforçar apoio a Edil Albuquerque. “Vários colegas antiquários estão exultantes com o funcionamento da feira e não vêem a hora de que comece a funcionar para que possam expor suas peças”. 

Vereador Coringa reafirma sua luta pelas comunidades em sessão no bairro Jardim das Hortênsias

Na manhã desta quarta-feira (04), o legislativo foi até o bairro Jardim das Hortênsias para a realização de mais uma Sessão Comunitária da Câmara Municipal, com o intuito de ouvir a população sobre os problemas e melhorias necessárias. Moradores e estudantes do bairro tiveram a oportunidade de apresentar suas reivindicações e entrar em contato direto com os vereadores de Campo Grande, durante Sessão.

O Vereador Coringa (PSD) foi muito bem recebido por todos, principalmente pelos estudantes que ao serem cumprimentados pelo vereador o aplaudiram. Em seu pronunciamento Coringa demonstrou conhecer bem a região e ressaltou a importância da Sessão Comunitária, “já estive no bairro, tenho feito diversas indicações para esta região e é muito importante estamos aqui, ouvindo a população, conhecendo ainda mais as necessidades do bairro, para que assim possamos solicitar melhorias que vão ajudar no desenvolvimento e na qualidade de vida da comunidade" explicou Coringa.

Trabalhando com o Gabinete Itinerante, projeto criado no inicio de seu mandato, o vereador Coringa já visitou diversos bairros da Capital e reafirma constantemente sua luta pelas comunidades e em especial pela população mais carente. Segundo o vereador essa trabalho tem o mesmo intuito que o da Sessão Comunitária que é ouvir a população, “Vejo a necessidade que é ter o vereador no bairro, pois somos o representante que esta mais perto da população, reafirmo aqui minha luta, meu gabinete está aberto para receber a todos” disse o Vereador.

Na oportunidade o vereador aproveitou para interagir com os estudantes e conversar com diversos moradores que compareceram na sessão, mas não fizeram uso da palavra.

Profissionais de educação física e Judô Nacional são homenageados pelo Professor João Rocha

Para prestigiar os profissionais de educação física do nosso Estado, o professor João Rocha, vereador tucano, fez duas moções de congratulações, encaminhada a Associação APFMS, através de sua presidente Marilena Giácomo e ao Conselho Regional de educação Física de Mato Grosso do Sul, Ubiratam Brito de Mello.

João que tem formação na área lembra com carinho de suas raízes e desde o inicio de sua vida publica tem realizado um trabalho pautado na defesa dos interesses dos profissionais, atletas e estudantes, liderando grande parte das discussões e ações que envolvem a classe.

Já para parabenizar atletas, comissão técnica e a Diretoria da Confederação Brasileira de Judô pelos resultados conquistados no Campeonato Mundial que aconteceu no Rio de Janeiro, há alguns dias, o Professor João Rocha, enviou moção de congratulações a Confederação em nome de seu presidente Paulo Wanderley Teixeira, e ao Coordenador Técnico Internacional Ney Wilson Pereira da Silva.

Equipe de João Rocha participa da abertura do Curso de ‘Conserva de frutas e hortaliças’, em Indubrasil

Na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, a equipe do Vereador Professor João Rocha (PSDB) esteve no Distrito de Indubrasil para a abertura do curso de ‘conserva de frutas e hortaliças’ que tem duração de três dias, e é ministrado pela instrutora Isaura do Senar.

Bastante aguardado, por ser um curso profissionalizante, o curso foi organizado com apoio da equipe do professor e parceria do Sindicato Rural de Campo Grande, além da solidariedade de Dona Marineide, que é presidente da Associação Pantanal de Economia Familiar e gentilmente cedeu o espaço, em sua chácara.

Doze mulheres, membros da associação, receberam a equipe e a instrutora com grande animação e logo na abertura já demonstraram interesse em que mais cursos possam ser realizados ali.

Para Dona Marineide, que já fez outros cursos pelo Senar, a oportunidade é impar, pois, sem custo algum o curso oferece certificado e a possibilidade de ampliação da renda dela e das colegas. “Minha casa vai estar sempre de portas abertas para esse tipo de ação. Já fiz e quero fazer outros cursos por que assim pude aprender coisas que utilizo no meu dia a dia e ainda ganhar um dinheiro extra”. Comentou.

Para Cida Guerra, que também é instrutora de outras modalidades de cursos e faz parte da equipe do Professor João Rocha, é gratificante poder proporcionar o aprendizado as colegas daquela comunidade. “Já estive aqui em outras oportunidades. Esse tipo de ação é sempre muito bem vinda e bem aproveitada, como já pude conferir reencontrando varias colegas aqui de outros cursos que fizemos”. Observou.

O encerramento que acontecerá na sexta-feira, dia 6, também contará com a presença da equipe que aproveitará o dia para visitar outros amigos no distrito.

Por indicação do Vereador Carlão Sessão Comunitária foi realizada no Jardim das Hortênsias

Por indicação do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) foi realizada no Jardim das Hortênsias, na manhã desta quarta-feira a 12ª edição da Sessão Comunitária na quadra de esportes da Escola Municipal “Irene Szukala”. O parlamentar destacou sua forte atuação em favor da região.

“Já apresentei inúmeras indicações e emendas como reparos na iluminação pública, redutores de velocidade em frente à escola e sinalização horizontal e vertical, com a pintura da faixa de pedestres. Mas sei que parte das reivindicações apresentadas ainda não foram executadas. Agora, com essa Sessão Comunitária as indicações serão apresentadas de forma coletiva e vamos fazer uma gestão junto ao prefeito e secretários municipais para que sejam de fato implantadas”, ponderou Carlão.

O vereador ressaltou o problema da infestação de pombos na escola que gera risco de contaminação de toxoplasmose e demais doenças transmitidas pelas fezes dos pombos às crianças e funcionários da escola.

“Vou encaminhar ofício a Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para buscar uma solução ao problema que foi relatado pela moradora Marília Lucia moradora da região e mãe de alunos da escola. Ela também reclamou do mato alto dentro da escola que traz riscos de insetos. Outra demanda dos moradores é a contratação de médicos para a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro e a reabertura do Centro de Apoio Pisco Social (CAPS) que conforme a moradora foi fechado, redirecionando os pacientes para outras unidades”, detalhou.

A sinalização das ruas também foi uma das reivindicações apresentadas pela presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Bairro Aero Rancho e região, Maria Auxiliadora Maciel.
“Já fizemos vários pedidos à Agetran, precisamos de sinalização aqui na escola. As crianças passam pela Avenida Raquel de Queiroz e pela Rua Tancredo Neves, mas a faixa de pedestre foi se apagando. Já encaminhamos vários pedidos para sinalização das ruas e colocação de redutor de velocidade, já teve casos de crianças quase serem atropeladas. Precisamos com urgência de sinalização em volta da escola para as crianças terem maior segurança”, frisou.

"Mandato sério é cobrando o que é bom para a cidade, não só sorrindo", diz Chiquinho Telles

O vereador Chiquinho Telles explicou novamente que é da bancada de oposição na Câmara Municipal, mas que “não faço oposição por oposição e sim mantenho lealdade aos princípios que me elegeram e daqueles que confiaram o voto em mim. Se fosse oposição por oposição, não teria votado a favor de projetos que são bons para a cidade, mas o que não for bom para a cidade eu vou me opor mesmo. Mandato sério se faz cobrando o que e bom para a cidade, não só sorrindo e posando para foto”, pontuou.

O líder da bancada do PSD na Câmara reafirmou que vai continuar cumprindo o papel de vereador.

“Tudo que falamos na tribuna, tudo que solicitamos, tudo, cada linha vem a partir de denúncias, vem a partir de pessoas que nos procuram para reclamar do que está acontecendo, as indicações, os requerimentos, todas as solicitações. Muitas vezes a própria imprensa também divulga e esperem que façamos o que? Não podemos ficar quietos, o mesmo voto que elegeu um, elegeu a mim, e fui eleito para fazer meu papel de vereador, que é fiscalizar sim o executivo e apoiar aquilo que for bom para a cidade”, pontuou.

Para Chiquinho, o restante é falácia. “Se fosse só por fazer oposição, meus votos teriam sido contrários em outros projetos, quem tiver interesse na verdade mesmo, não em falácias é só buscar o histórico de votações da Câmara e pronto, a verdade aparece. O tempo é o senhor da razão”, finalizou.

Câmara Municipal firma convênios com Wizard e Unigran Capital

Com o objetivo de oferecer capacitação e aperfeiçoamento funcional aos seus servidores, a Câmara Municipal de Campo Grande firmou, na tarde desta quarta-feira (4), convênios com a Escola de Idiomas Wizard e com a faculdade Unigran Capital. Em ambas as instituições, funcionários da Casa de Leis e seus dependentes terão descontos nos cursos oferecidos.

A Wizard vai oferecer 20% de desconto sobre o valor bruto das parcelas do curso na modalidade individual, e 25% na modalidade turmas - somente para a mensalidade paga até o dia do vencimento.

Já o convênio firmado com a Unigran proporciona desconto de 25% sobre o valor das mensalidades dos cursos presenciais de graduação, se pagos até o dia 10 de cada mês; 15% nas mensalidades dos cursos de graduação a distância, se pagos também até o dia 10; 20% no valor dos cursos de pós-graduação presencial, se pago até o dia 15 de cada mês; e 10% de desconto na mensalidade dos cursos de pós-graduação no ensino a distância, também pagos até o dia 15 de cada mês.

Os termos de compromisso são assinados pelo vereador Mario Cesar, presidente da Câmara, e por Mariana Zauith (diretora administrativa da Unigran) e Carlos César Bezerra (Wizard).

Shimabukuro solicita reparos na rede de esgoto do bairro Tiradentes

O vereador Edson Shimabukuro (PTB), solicitou ao executivo municipal e ao presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, que seja realizado reparos na rede de esgoto nas imediações das Avenidas Marques de Lavradio e Marques de Pombal, Bairro Tiradentes.

“É um mau cheiro nessa região, que saí do esgoto, algo insuportável, o que causa transtornos aos que ali residem”, explicou Shimabukuro.

A solicitação é uma reivindicação dos moradores, que já relataram inúmeras vezes o problema e até o momento nada foi feito.

“Vamos solicitar e persistir até que façam alguma coisa, o que não pode é ficar como está”, disse o vereador.

Shimabukuro é engenheiro, pós-graduado em engenharia ambiental e sanitária, tem conhecimento da situação e comprometeu-se em representar os moradores junto aos órgãos competentes para que o problema seja solucionado. 

Vereador Edson Shimabukuro pede melhorias para o bairro Santa Luzia

Iluminação e asfalto para o bairro Santa Luzia, região norte de Campo Grande, foram solicitados pelo vereador Edson Shimabukuro (PTB), as indicações foram feitas a pedido dos moradores bairro.

O parlamentar solicitou ao prefeito Alcides Bernal e também ao secretário municipal de governo, Gustavo Freire, a manutenção urgente da rede de iluminação pública (postes e lâmpadas) de todas as ruas e avenidas do referido bairro.

“O bairro está com falta de iluminação pública, por falta de lâmpadas e em alguns locais faltam até os postes, isso causa transtorno e insegurança aos moradores”, justificou Shimabukuro.

Outra solicitação feita pelo vereador para o bairro é referente às ruas sem asfalto. Edson solicitou à Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, Transporte e Habitação, através do seu Secretário, Engenheiro Semy Alves Ferraz para que providencie a inclusão no projeto de pavimentação asfáltica as ruas que ainda não possuem o asfalto.

“Tenho recebido diversos pedidos dos moradores daquele bairro, que sofrem com lama, poeira e inúmeros buracos que vem causando diversos transtornos e acidentes”, disse Edson Shimabukuro.

As solicitações foram feitas durante a sessão ordinária realizada no dia 02 de setembro.
Veja Também
Comentários