(67) 99869-0605
sábado, 02 de março de 2024
terça, 30 de outubro de 2012 - 16:47

Conheça os macetes para aliviar as dores de garganta

Quem sofre com dores de garganta sabe o incômodo que elas podem causar. Para tentar aliviar o deconforto, especialistas dão algumas dicas fáceis de seguir. Fazer gargarejo com água e bicarbonato ou com sal, usar pastilhas e sprays são os métodos mais indicados.

- Todos têm analgésico, e tomando um deles, já alivia um pouco a dor. É possível ainda tomar um analgésico - ensina o otorrinolaringologista Marcos Sarvat.

Consumir bebidas ou comidas quentes, como uma canja de galinha, também pode ajudar a aliviar o desconforto. Beber líquidos com frequência também é fundamental para aliviar a garganta. Mas, apesar das dicas, os especialistas fazem um alerta: é preciso acompanhar a dor porque, dependendo da intensidade, pode ser sinal de algo mais grave.

Tratamento

- Uma dor mais fraca pode ser tratada com analgésico à base de aspirina ou paracetamol, por exemplo. Se for mais intensa, é preciso ver se há alguma complicação, evoluindo para algo mais sério - alerta o otorrinolaringologista Shiro Tomita.

Nesses casos, é importante descobrir as causas da dor, que podem ser desde um processo viral e uma inflamação na garganta até um refluxo causado por problemas gástricos.

- O tratamento da dor em si, ou o alívio dela, é com o analgésico, mas a é preciso saber o que motivou essa dor e combater a causa - ensina o otorrinolaringologista Fernando Portinho.



Veja Também
Comentários