+55 (67) 3546.2571
terça, 18 de maio de 2021
quinta, 1 de novembro de 2012 - 17:23

CPMI do Cachoeira é prorrogada até o dia 22 de dezembro

Os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira foram prorrogados por mais 48 dias. Com isso, a comissão encerra as atividades no dia 22 de dezembro. O requerimento para a prorrogação da CPMI foi lido hoje (1º) no plenário do Senado pelo 1º vice-presidente da Casa, senador Anibal Diniz (PT-AC).

Inicialmente, a comissão encerraria as atividades no próximo domingo (4). O requerimento de prorrogação foi assinado por 41 senadores e 223 deputados. Eram necessárias 27 assinaturas de senadores e de 171 deputados. O prazo para apresentação de novas assinaturas ou retiradas de nomes da lista vai até a meia-noite de hoje. O requerimento lido hoje será publicado para validar a prorrogação dos trabalhos.

Os partidos de oposição chegaram a apresentar um requerimento estendendo o prazo de funcionamento da comissão por mais 180 dias. Na avaliação da oposição, o prazo maior permitiria aprofundar as investigações sobre o núcleo financeiro da organização criminosa chefiada pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso desde fevereiro.

Contudo, os partidos da base aliada não concordaram com o prazo de seis meses e apresentaram novo requerimento para estender as investigações por 48 dias, que coincide com o final da legislatura. Com o prazo menor, a comissão irá discutir detalhes do parecer que será apresentado pelo relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), que tem prazo máximo até o dia 22 de dezembro para apresentar o documento final a ser votado pelos integrantes do colegiado.

A CPMI tem 533 requerimentos para apreciar. Desses, 13 são considerados prioritários pela oposição, porque pedem a quebra do sigilo bancário de empresas que teriam recebido dinheiro da construtora Delta. Outros requerimentos tratam da convocação de autoridades e acareação de envolvidos, além da solicitação de documentos.



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
17min32max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min32max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
18min32max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.