(67) 99869-0605
quinta, 22 de fevereiro de 2024
terça, 30 de outubro de 2012 - 17:37

Inmetro define novas regras para máquinas de lavar

Produtos serão avaliados quanto à eficiência na lavagem e volume de água para lavar roupa.

O Inmetro, no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), está elaborando novo regulamento técnico de forma que os produtos sigam regras mais rigorosas.

As novas máquinas de lavar roupa terão que gastar menos água e menos energia elétrica. Só os equipamentos mais eficientes vão conseguir o selo do Inmetro com a letra “A”.

Assim, terão de cumprir novos requisitos de lavagem e segurança elétrica, além de uma nova etiqueta, que visa facilitar o entendimento do consumidor.

“A intenção é incentivar a melhoria dos produtos, com informações úteis que levem o consumidor a decidir pelo produto que atenda a sua expectativa.

Eliminamos as informações técnicas da nova etiqueta, facilitando o entendimento, além do layout, que ficou mais bonito”, destacou o responsável pelo PBE, Marcos Borges.

Os produtos receberão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), com graduações de ‘A’ a ‘C’, sendo ‘A’ o nível que representa o melhor desempenho em cada critério. As mais eficientes recebem o Selo Procel, da Eletrobras.

Fazem parte do regulamento máquinas de lavar roupas com capacidade inferior ou igual a 18kg, nos seguintes modelos: semi-automáticas (top-load e top-load lava e seca) e automáticas (front-load e front-load lava e seca). A portaria complementar não contempla as máquinas comerciais ou industriais.

A publicação da portaria com os novos requisitos está prevista para novembro e, nos próximos 24 meses, o novo modelo, que deve ser de 15% a 20% mais econômico, estará disponível no mercado.(portaldoconsumidor.wordpress.com)

Veja Também
Comentários