(67) 99869-0605
segunda, 17 de junho de 2024
Bataguassu | segunda, 27 de maio de 2024 - 16:02

Semana do MEI realiza mais de 100 atendimentos em Bataguassu

A Sala do Empreendedor de Bataguassu fica anexa à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Urbano e Rural.
Foto: Micael Nunes / Ascom Prefeitura

David da Silva Souza, do ramo da construção civil, esteve na quarta-feira, dia 22 de maio, na Praça Manoel Cecílio de Lima (popular Praça da Roda), em Bataguassu, com a intenção de regularizar a sua situação como Microempreendedor Individual (MEI). O empresário foi um dos participantes da Semana do MEI, promovida pelo Sebrae-MS, em todo o país, e estendido ao município.

“Fui muito bem atendido nessa ação e achei muito importante a iniciativa para que eu pudesse regularizar meu negócio aproveitando essa oportunidade”, disse o empresário.

Em Bataguassu, a iniciativa foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo Urbano e Rural com o envolvimento das demais Secretarias Municipais e da Associação Empresarial de Bataguassu (Aciaba).

Durante a atividade, foram realizados mais de 100 atendimentos, 30 deles somente para pessoas interessadas em obter mais informações de como se formalizar MEI, ou em busca de demais serviços como alteração, declaração, parcelamento, regularização de situações fiscais, emissão de notas fiscais, orientações sobre crédito e gestão empresarial.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo Urbano e Rural, Alessandro Firmino, normalmente, em torno de oito a 10 atendimentos são realizados diariamente na Sala do Empreendedor. Os serviços foram oferecidos de forma gratuita, na ocasião.

“Nosso intuito foi oferecer informações para quem ainda precisa sair da informalidade se formalizar, bem como os MEIs resolverem questões administrativas e burocráticas referente aos seus negócios, contando com o suporte especializado da Sala do Empreendedor e do Sebrae-MS. A intenção é fortalecer o ambiente empreendedor da cidade”.

Alessandro lembra que Bataguassu possui 1.286 microempreendedores individuais cadastrados no município, um aumento de 25% nas formalizações no período de abril de 2022 a abril de 2024 durante a execução do Programa Cidade Empreendedora no município. Além disso, o levantamento mostra que são 753 novas empresas no município, um aumento de 5%, no número de empresas ativas se comparado ao mesmo período anterior. Atualmente são 2.656 empresas ativas na cidade.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Assistência Social participou com a Casa do Trabalhador, que realizou entrevistas de emprego e encaminhamento para outras oportunidades no mercado de trabalho. Orientações para agendamento da primeira via da Carteira de Identidade também foram oferecidos.

A Secretaria Municipal de Administração e Fazenda participou com a equipe de Licitação da Prefeitura, orientando interessados em vender seus produtos ou prestar serviços para o Poder Público. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude disponibilizou brinquedos infláveis para a criançada.

O espaço para atendimento montado na Praça Manoel Cecílio de Lima também serviu para que as instituições bancárias como o Banco do Brasil, Sicredi e Sicoob Credivale oferecessem atendimentos diversos apresentando as linhas de créditos especiais disponíveis aos MEIs. Consultores do Sebrae/MS também prestaram atendimento à população.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também estiveram presentes em busca de alunos para oferecerem capacitações diversas.  

“Essa é a 15ª edição da Semana do MEI e nosso intuito enquanto Sebrae foi oferecer serviços para apoiar esses pequenos negócios e entendermos outras dificuldades que estão tendo e encaminhar para atendimento especializado.”, destacou o consultor do Sebrae-MS, Edvaldo Araújo.

O consultor lembra que os interessados em se formalizarem podem procurar pela Sala do Empreendedor, que é um local de atendimento da Prefeitura em parceria com o Sebrae-MS, que facilita e desburocratiza os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; emissão de notas fiscais, negociações de dívidas além de oferecer outros serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI), com objetivo de desenvolver os pequenos negócios nos municípios.

Serviço

A Sala do Empreendedor de Bataguassu fica anexa à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Urbano e Rural localizada na rua Rio Brilhante, 405, próximo à praça Manoel Cecílio de Lima (popular praça da Roda) e presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas; e das 14 às 17 horas (horário de Brasília). Mais informações pelo telefone (67) 3541-1010.

Os atendimentos são realizados pela atendente Rossiele da Silva Canuto.

  Semana do MEI (15)

Semana do MEI (1)

Confira as fotos da Semana do MEI - https://www.bataguassu.ms.gov.br/galeria/semana-do-mei/



Fonte: Bianca Lima
Veja Também
Comentários