(67) 99869-0605
domingo, 26 de maio de 2024
terça, 10 de setembro de 2013 - 15:30

Senado realiza audiência dia 11 sobre separadora de gás para MS

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado vai debater a necessidade de implantação de uma separadora de gás em Mato Grosso do Sul com o diretor da área de gás e energia da Petrobras, José Alcides Santoro Martins, e o presidente da Copagaz distribuidora de gás, Ueze Zahran.

A reunião será amanhã (11), às 9h. O debate foi requerido pelo senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), que tem levantado o tema como bandeira para impulsionar o desenvolvimento do Estado e o barateamento do gás de cozinha ao consumidor final de toda a região Centro-Oeste.

Figueiró havia feito o convite originalmente para a presidente da Petrobras, Graça Foster participar da audiência pública. "O que eu desejo é uma satisfação da Petrobras com relação ao angustiante pleito que o Mato Grosso do Sul faz com relação ao Gasoduto Bolívia-Brasil. Percebo que a senhora Graça Foster é muito responsável, tal a presteza com que respondeu ao convite. De qualquer forma, fico satisfeito com a substituição de Graça Fortes por um diretor especializado na área", disse.

O senador destacou que 600 quilômetros do Gasoduto Brasil-Bolívia (GASBOL) estão no território sul-mato-grossense e não há aproveitamento local das substâncias presentes na composição química do gás natural boliviano.

Ele ressalta que o gás de cozinha consumido no Centro-Oeste hoje é importado da Argentina e lamenta o fato de a viabilidade técnica e econômica da separadora de gás em MS ser contestada pela Petrobras. "Por isso é tão importante o debate", defende.

Veja Também
Comentários