(67) 99869-0605
domingo, 03 de março de 2024
Anaurilândia | domingo, 26 de novembro de 2023 - 14:50

Novembro Azul: Palestra Sobre o Câncer da Próstata Lota o Plenário da Câmara Municipal

Foto: Idelfonso Alves

Anualmente, no Brasil e em outros países do mundo, é realizada a Campanha Novembro Azul. Ela é similar ao Outubro Rosa, mas o seu foco está no câncer que mais comum entre os homens, o Câncer de Próstata.


Essa indispensável campanha tem como objetivo conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e de realizar exames periodicamente.


Pensando nisso, o secretário de saúde de Anaurilândia, Guilherme Zandonadi, convidou o urologista Dr. Sandro Hioci, para ministrar uma palestra abordando o tema no auditório da Câmara Municipal.

Saiba Mais sobre o câncer de próstata

De acordo com a mais recente estimativa para o Brasil, para cada ano, ocorrerão 66 mil casos de câncer de próstata, sendo este um dos mais comuns entre os 625 mil casos novos de câncer no total (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma), perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
 
Apesar dos avanços da medicina, quando essa doença é descoberta em estágio avançado a doença tem um tratamento complexo e com resultados incertos. Entretanto, exames periódicos e o diagnóstico precoce do paciente elevam as chances de cura.
 
Existem diversos tipos de exames que o homem pode fazer com o intuito de descobrir a doença. PSA, urina, ultrassom e biópsia além do exame de toque são as opções existentes. Ou seja, não há mais desculpas para evitar o cuidado com a própria saúde. Mas, a falta de informação sobre esses exames acaba prejudicando muitos.
 
Esse é justamente o objetivo desta campanha: informar a sociedade em geral, mas com foco no homem sobre a importância da prevenção. Não é preciso fazer todos os exames, apenas um ou dois para complementar é o suficiente para obter o diagnóstico.
 
O que é a Campanha Novembro Azul?

Poucos sabem que a Campanha Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003 com o movimento chamado Movember. No Brasil, essa Campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Além de servir de pauta para campanhas de conscientização esse também é um excelente tema para ser tratado em sua SIPAT.
 
Ter consciência sobre a importância de se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata é todo mundo precisa ter. Essa doença não provoca sintomas como muitos homens imaginam. Infelizmente, ela é silenciosa e quando o homem percebe que tem alguma coisa errada com ele é quando seu estágio já está muito avançado.
 
Qualquer tipo de câncer quando é diagnosticado em estágio avançado é muito mais difícil de tratar e as chances de cura são reduzidas. Então, por que não se prevenir e fazer exames regularmente? Isso ajuda a descobrir essa doença na fase inicial e como consequência a chance de cura é muito maior.
 
Qual é a missão de uma Campanha Novembro Azul?

Todos os anos essa campanha é realizada no mês de novembro. Tudo é feito de forma a chamar a atenção da sociedade em geral, mas seu foco principal são os homens de todas as idades.
 
Durante todo o mês, são realizadas diversas atividades como Palestras, Corridas, Intervenções em Eventos Populares, Iluminação de Pontos Turísticos entre outras coisas para que a sociedade pare um pouco sua rotina e preste atenção na própria saúde! Afinal, a prevenção é tão importante quanto o tratamento do câncer e você e eu sabemos que as chances de cura são maiores no estágio inicial da doença.
 
Seu objetivo principal é conscientizar o homem sobre a importância da prevenção e de fazer o exame de câncer de próstata regularmente. Isso pode ser feito em qualquer época do ano tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde. Basta apenas que o homem procure uma unidade de saúde e comunique sua intenção de se prevenir.
 
Diversos países já adotaram o Novembro Azul em seu calendário que vai além de uma campanha de conscientização! São feitas reuniões entre o público masculino sempre cultivando o símbolo da campanha, o bigode! Além de debaterem sobre o câncer de próstata, outras doenças também entram em pauta como a depressão e o câncer nos bagos, por exemplo.
 
Média de homens Afetados pelo Câncer de Próstata

Realmente não dá para brincar com coisa séria e os números comprovam isso. Para se ter uma ideia, o câncer de próstata atinge 10% dos homens que possuem 50 anos e 30% dos que completaram 70 anos. O Inca fez um levantamento em 2016 e segundo o mesmo foram 61.200 novos casos de homens diagnosticados com a doença.
 
Este instituto ainda realizou um estudo que apontou que somente na capital de São Paulo foram 3.600 novos casos! Em todo o país, são pelo menos 12 milhões de homens com idade superior a 50 anos e desses 12 milhões estima-se que cerca de 2 milhões terão o câncer de próstata. Infelizmente, a cada 18 homens diagnosticados, três deles possivelmente morrerão.
 
O diagnóstico precoce feito por meio de exames preventivos aumentam a taxa de sobrevida dos pacientes! Quando o câncer de próstata está nos estágios iniciais não é sentido qualquer sintoma. Mas, é justamente nesse período que essa doença possui uma taxa de cura muito alta.
 
É por essa razão que é fundamental fazer os exames preventivos e daí a importância da Campanha Novembro Azul. Os homens que já passaram dos 45 anos devem fazer o exame de toque retal com o urologista. O PSA serve para complementar o diagnóstico. Isso deve ser feito a cada ano.
 
Já aqueles que possuem casos deste tipo de câncer na família precisam fazer esses dois exames já a partir dos 40 anos.



Fonte: Por: Idelfonso Alves - Redação: JCA ANAURILÂNDIA Fonte: Assessoria CMA
Veja Também
Comentários