+55 (67) 3546.2571
terça, 18 de maio de 2021
quinta, 1 de novembro de 2012 - 15:35

Fiscais colaboram com inquérito para a Febre Aftosa no Paraguai

Com o acompanhamento internacional do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) e do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), Fiscais Federais Agropecuários, médicos veterinários do Brasil, Uruguai e Argentina estão acompanhando os trabalhos de levantamento soroepidemiológico de Febre Aftosa em todo o território Paraguaio.

A ação faz parte de um acordo pré-estabelecido de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que integra o CVP, com o Serviço Oficial de Sanidade Animal do Paraguai (Senacsa). 

Há duas semanas os Fiscais Federais Agropecuários, Edegar Kruger, Abel Neto, Nelson Iancoski e Cleverson Freitas estão acompanhando e colaborando com os trabalhos das equipes de campo, durante as coletas de material e realização de exames clínicos nos animais, em diferentes regiões do país vizinho.

Kruger esclarece que todo o trabalho realizado, tanto pelos profissionais do Brasil quanto de outros países, deve-se a um solicitação do SENACSA, com vistas a dar credibilidade e segurança à pecuária paraguaia, pois o resultado será submetido ao crivo da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), para a reconquista do status de país livre de febre aftosa com vacinação.

Os trabalhos de campo serão realizados até meados do mês novembro, quando novas equipes de Fiscais Federais do Mapa e dos Ministérios dos demais países deverão dar continuidade às atividades.

O último foco da doença foi notificado em janeiro de 2012.

Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
17min32max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min32max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
18min32max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.