O consumo no Brasil deve crescer 10% em 2013 na comparação com 2012, atingindo R$ 1,55 trilhão, aponta nesta quarta-feira (4) estimativa do Ibope Inteligência.
O valor equivale a 34% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope.
A maior parte da renda das famílias brasileiras deverá ser direcionada para gastos com automóvel particular (incluindo aquisição de veículos, manutenção, taxas, seguro e combustível) e deverão somar R$ 278 bilhões neste ano, o que representa 18% da demanda total de consumo disponível no país.
A classe B é a principal consumidora desses produtos, diz a pesquisa, responsável por pouco mais da metade de toda a demanda: R$ 143 bilhões. As classes C e A tem 24% e 22%, respectivamente. As classes D e E ainda têm uma participação pequena no consumo desses produtos e juntas representam apenas 3% do total.
Alimentação
O segundo grupo de produtos com maior participação é alimentação no domicílio. Serão gastos com esses produtos R$ 250 bilhões, o que equivale a 16% do total estimado para o país. Nesse caso, a classe C representa 48,3%, seguida da B, com 31,6% e a D/E, com 13,9%. A classe A tem 6,3%.
Quando considerada também a alimentação fora do domicílio, somente com refeições o brasileiro irá gastar R$ 378 bilhões, aponta o estudo.
“Os grupos com maior demanda de consumo no país são constituídos por produtos de gênero de primeira necessidade das famílias. Em geral, a família brasileira gasta a maior parte da renda com produtos essenciais, deixando em segundo plano o lazer, já que o consumo desses itens compromete grande parte da renda do domicílio”, diz, em nota, a diretora de geonegócios do IBOPE Inteligência, Márcia Sola.
Em terceiro lugar estão as despesas com vestuário, que representam R$ 128 bilhões ou 8% de todo o potencial de consumo projetado para este ano.
Com material de construção, deverão ser desembolsados pelos brasileiros R$ 119 bilhões ou 8% do total do consumo estimado para o país.
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