(67) 99869-0605
sábado, 24 de fevereiro de 2024
Anaurilândia | sexta, 2 de junho de 2023 - 09:53

Câmara Municipal de Anaurilândia pede melhorias em Cooperativa

Confira na íntegra as melhorias solicitadas
Assessoria Comunicação Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Anaurilândia, Professor Rafael Gusmão Hamamoto, o vice-presidente Danilo Alves Bastos, o primeiro secretário Daniel Balbino da Silva, o segundo secretário Jorge Soares Santana, além dos demais parlamentares Dr. Anderson Umada Monteiro, Antonio Gomes Batista, Celso Alves dos Santos, Maria Aparecida Ferreira da Silva e Robinson de Souza Ferraz apresentaram um pedido encaminhado ao prefeito de Anaurilândia para que tome providências quanto ao pedido apresentado pela Cotal (Cooperativa de Trabalho dos Transportadores Autônomos Rodoviário) de Anaurilândia.
Os parlamentares solicitação a possibilidade da construção de um quarto, uma cozinha, um banheiro, no terreno da Cotal; disponibilização de maquinário para lavador de veículos escolares; disponibilização de um compressor de ar e disponibilização de uma máquina de lavar ônibus.
O vereador Professor Rafael solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Gerson Claro, a aquisição de noves ares condicionados de 18 mil BTU e cinco ares condicionados de 12 mil BTU para a serem destinados à APAE de Anaurilândia.
Segundo o parlamentar, a APAE é uma entidade privada, filantrópica e sem fins lucrativos, que atende 59 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de transtornos global do desenvolvimento. 
O pedido é para atender as diversas salas existentes naquela entidade e com a implantação dos aparelhos, a equipe contratada e os alunos terão mais conforto para realizar as suas atividades. 
Os vereadores Professor Rafael, Daniel, Danilo, Jorge e Mara solicitaram ao governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e com cópia ao secretário de estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, a possibilidade de destinar uma ambulância tipo Furgão/Semi UTI para Anaurilândia. 
Os vereadores justificaram que esse veículo trará suporte ao pronto atendimento municipal, pois “existe uma grande carência na comunidade em relação ao deslocamento de doentes que necessitam de transferência para outras localidades, como por exemplo, Dourados, Nova Andradina ou para outros municípios que tenham vagas nos momentos de urgências, seja para atendimentos de emergências ou simplesmente para tratamento e exames”, conforme consta na solicitação.
Além disso, os parlamentares destacaram que as ambulâncias existentes não comportam com a demanda de Anaurilândia, sem contar que muitas, pelos desgastes, quebram e impedem o devido atendimento. 
O vereador Robinson de Souza Ferras solicitou ao prefeito de Anaurilândia, para que estude a possibilidade de disponibilizar um sistema de câmeras e um interfone para o Conselho Tutelar. 
Conforme o parlamentar, os aparelhos seriam muito útil para resguardar a segurança durante o atendimento e também após.
O vereador Professor Rafael também solicitou ao deputado estadual, Gerson Claro, a possibilidade de criar um Projeto de Lei para instituir o “Passaporte Equestre”. O parlamentar justificou que esse passaporte permitirá o trânsito livre de equino, asininos e muares no Estado, o qual prevê a participação de cavalgadas, desfiles, treinamentos, concursos e entre outros, no qual o Passaporte Equestre visa substituir a Guia de Transporte Animal (GTA).
“Este passaporte vai proporcionar facilidade aos proprietários de equídeos que encontram dificuldade com o transporte de seus animais. Atualmente, pela frequência e burocracia intensa do trâmite para a emissão da GTA, muitos proprietários não conseguem cumprir o que está regulamentado na Lei”, justificou em seu pedido.
Rafael sugeriu que os proprietários realizem cadastros junto ao IAGRO e realizar todos os exames exigidos para comprovação de sanidade do animal, apresentar uma descrição com os dados do animal que deverá ser confeccionada por um médico cadastrado junto a este órgão. 
“O Projeto de Lei também deverá instituir o prazo de seis meses a um ano para a validade dos exames de AIE (Anemia Infecciosa Equina e Mormo). Com o passaporte equestre, é possível ter uma adesão maior dos proprietários e criadores de equídeos no cadastramento dos mesmos junto aos órgãos responsáveis e o transporte de forma regular de animais”, informou.
O vereador Robinson de Souza Ferraz solicitou ao prefeito com cópia a secretária municipal de Assistência Social, Luzia Aparecida de Lima Takazono, informaçõesreferente ao Abrigo Municipal, se está legalmente aberto e se existem funcionários do abrigo em outro lugar. Além disso, o parlamentar pede informações do motivo oficial pelo qual o abrigo foi fechado, se este pode ser aberto novamente e o que precisa ser feito. 
“Em conversa com profissionais que trabalham com crianças, foi relatado que há houve problemas com o processo de acolhimento de menores, embora tenha essa possibilidade da família acolhedora, não se pode olvidar a importância de se ter um abrigo aberto e funcionando”, justificou.
O vereador Danilo Bastos solicitou a Deputada Federal, Camila Jara, a possibilidade de destinar uma Emenda Parlamentar para aquisição de uma academia ao ar livre no Distrito de Vila Quebracho.
Os vereadores Daniel, Danilo, Mara, Jorge e Rafael solicitaram para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul (SEILOG) e Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL), providências para que seja construído um acostamento na Rodovia MS-276 de Batayporã para Anaurilândia (MS), no trecho que dá acesso ao Assentamento Barreiro, Fazendas Tupi e Guará. 
Os parlamentares explicaram que a existência de um acostamento no trecho é de fundamental importância, haja vista que nesse trecho adentram várias carretas que necessitam desse acostamento para fazerem conversão à esquerda com maior segurança. 
“No Assentamento Barreiro e Fazendas, os proprietários arrendam suas terras e nelas existem o plantio de cana-de-açúcar e soja. Com isso, há sempre uma movimentação de transportes agrícolas, que fazem esse trajeto em períodos de safra”, explicaram. 
O vereador Antonio Gomes Batista solicitou ao Deputado Federal Luiz Ovando a solicitação de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a aquisição de equipamento a serem destinados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Fernandes dos Santos, em Anaurilândia. 
O vereador explicou que esse pedido é uma demanda que visa substituir os equipamentos que são muito antigos e defasados de forma de evitar gastos excessivos com reparo de reagentes utilizados pelos mesmos. 
E por fim, o vereador Antonio Gomes Batista solicitou ao secretário municipal de Obras, Defesa Civil e Projetos, Paulo Gonçalves da Silva, a visita técnica em todas as linhas da estrada dentro do Assentamento Esperança e alguns pontos que dá acesso ao mesmo que houver necessidade.



Fonte: Patrícia Acunha
Veja Também
Comentários