(67) 99869-0605
segunda, 17 de junho de 2024
politica | quinta, 4 de fevereiro de 2016 - 17:00

Questão indígena é discutida na Assembléia e gera conflito de opiniões entre deputados

Petista quer intervenção da Força Nacional em áreas invadidas

A questão do conflito indígena voltou a ser assunto na manhã desta quinta-feira (4) durante sessão da Assembléia Legislativa. O deputado Pedro Kemp (PT) pediu reforço da Força Nacional em áreas de invasão, ao passo que o deputado Zé teixeira (DEM) defendeu a expulsão dos índios e fez comparação do caso “ é como a periferia entrar no supermercado e pegar o que quiser”.

Na tribuna, Pedro Kemp disse que solicitou ao Governo do Estado que peça a intervenção da União, solicitando a presença dos agentes da Força Nacional na região de Coronel Sapucaia, zona de conflito entre índios e produtores rurais. O deputado justificou que já se reuniu com secretario de estado de justiça e segurança pública, Silvio Cesar Maluf, que se comprometeu a encaminhar agentes da Polícia Milita Miltar para a região, medida que avalia ineficaz.

“A situação na região é delicada e acredito que a intervenção da Força Nacional se faz extremamente necessária para evitar novos conflitos entre fazendeiros e índios,” avaliou o deputado petista.

Ao tratar do assunto, o deputado Zé Teixeira (Dem) disse que a situação é muito séria e se posicionou a favor dos fazendeiros. “Os índios já invadiram duas uma fazenda da região com invernada de 200 bois. Se invadirem novamente, devem ser retirados, afinal não é permitido entrar em propriedade particular sem autorização”, defendeu.

Pedro Kemp disse que os índios deveriam permanecer nas terras e que existe lei para assegurar. Suas falas foram novamente debatidas por Zé Teixeira. “Se invadir propriedade privada é legal, retirar os invasores das terras também é” .

O democrata finalizou seu discurso sugerindo que as invasões indígenas fossem comparadas com pessoas da periferia. “É como uma pessoa, em situação vulnerável, entrar em um supermercado e pegar o quiser”, disse. 



Fonte: midiamax
Veja Também
Comentários