(67) 99869-0605
sábado, 27 de julho de 2024
terça, 10 de setembro de 2013 - 16:45

Senador anuncia retomada do Luz para Todos em MS

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) anunciou nesta terça-feira (10), a retomada das ações do Programa Luz para todos em Mato Grosso do Sul. São R$ 10 milhões investidos pelo governo federal na instalação de rede de energia nos Assentamentos Estrela , localizados nos municípios de Campo Grande e Jaraguari, Sete de Setembro e Santa Mônica ( Terenos), Alambari e Santa Lúcia ( Sidrolândia).

Ao todo, vão ser beneficiadas 189 famílias. As obras começam agora e serão concluídas até o final do ano.“ Vamos dar sequência à quinta etapa do Luz para Todos em nosso estado,começando pelos assentamentos, para fortalecer a agricultura familiar, compromisso que assumimos com o Incra e os movimentos sociais.

Paralelamente, serão beneficiados também dezenas de pequenos produtores, que hoje utilizam geradores a óleo diesel e terão, em breve, o conforto de receber a rede em sua propriedade, com energia de boa qualidade, a um custo menor”, avalia o senador.

O programa estava suspenso há alguns meses, em função da intervenção sofrida pela Enersul. A empresa investe valor equivalente ao disponibilizado pelo governo federal, a título de contrapartida. De acordo com a Enersul, a quinta etapa do Luz para Todos prevê a instalação de energia em 5.240 pequenas, médias e grandes propriedades rurais de Mato Grosso do Sul até o final de 2014, incluindo assentamentos, comunidades quilombolas e aldeias indígenas.

Desse total, 753 propriedades já receberam o benefício e 968 ligações estão contratadas, perfazendo um total de 1721 unidades. Falta ainda contratar a instalação em 3.619 propriedades. Para isso são necessários mais R$ 35 milhões e 900 mil, já previstos no Orçamento do Ministério das Minas e Energia.

“ Depois que a quinta etapa for concluída, restarão somente 2.700 propriedades a serem ligadas em diferentes regiões do estado. Temos que levar em conta que esse número está sempre crescendo em função do desenvolvimento regional e da criação de novos assentamentos, que demandam energia. Mas estamos trabalhando duro para que, até 2016, todas as propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, independente do tamanho e da localização, sejam beneficiadas pelo programa”, garantiu Delcídio.

Desde o início dos trabalhos, em 2004, o Luz para Todos já levou energia a 37.783 propriedades rurais do estado. Mato Grosso do Sul é onde o programa está mais avançado em todo o Brasil
Veja Também
Comentários