(67) 99869-0605
sexta, 24 de maio de 2024
Bataguassu | sábado, 21 de outubro de 2023 - 10:39

Saúde realiza ciclo de palestras em alusão à Campanha Outubro Rosa

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde promoverá na próxima semana, um ciclo de palestras para orientar a população
Foto: Secretaria de Saúde

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde promoverá na próxima semana, um ciclo de palestras para orientar a população com relação a importância da conscientização e prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior, o objetivo é proporcionar um maior acesso às mulheres às informações e orientações necessárias para um diagnóstico precoce com relação às referidas doenças.

Conforme o cronograma divulgado pela pasta, no dia 24 de outubro, terça-feira, a palestra será voltada para os idosos atendidos pelo SCFV da Melhor Idade, no Clube da Melhor Idade, às 14 horas (horário de Brasília).

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, de quarta a sexta-feira, o momento de conversa será direcionado para as beneficiárias do Programa Mais Social gerido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, às 13 horas (horário de Brasília), na Câmara Municipal de Vereadores.

No dia 25 de outubro, quarta-feira, a palestra será promovida para os colaboradores da empresa Marfrig, das 10 às 13 horas (horário de Brasília).

Encerrando a rodada de atividades, no dia 30 de outubro, segunda-feira, a palestra será realizada para as beneficiárias do Programa Mais Social no Centro Comunitário do Distrito de Nova Porto XV, às 14 horas (horário de Brasília).

A previsão é que cerca de 400 mulheres sejam atingidas com as atividades.  

CARRETA DO HOSPITAL DO AMOR

A Secretaria Municipal de Saúde deu início à Campanha Outubro Rosa deste ano no mês de setembro, com a vinda da Carreta do Hospital do Amor de Barretos que permaneceu no município de 25 a 29 de setembro.

A unidade móvel esteve instalada próximo a Santa Casa e promoveu a oferta de 288 mamografias e 230 exames preventivos de colo de útero.

As mamografias foram direcionadas para mulheres com faixa etária de 40 a 49 anos; e de 50 a 69 anos. Já os exames citopatológicos de colo uterino (papanicolau) foram feitos por mulheres de 25 a 64 anos.

Todos os atendimentos foram agendados anteriormente nas unidades de saúde, tudo ofertado de forma gratuita.

O secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior, agradeceu a equipe do Hospital do Amor pela parceria para o desenvolvimento da campanha no município e salientou que como os exames são de rastreamento, caso haja alguma alteração, as pacientes atendidas serão encaminhadas ao Hospital do Amor para a sequência dos tratamentos necessários.

Foram ofertadas 288 mamografias e 230 exames preventivos de colo de útero durante vinda da Carreta



Fonte: Assecom Prefeitura de Bataguassu
Veja Também
Comentários