(67) 99869-0605
sexta, 26 de abril de 2024
terça, 22 de agosto de 2017 - 16:50

Moradores de bairros fundados por Pedrossian destacam 'visão' de ex-governador

Bairros distantes se tornaram populosos e desenvolvidos

Visionário, é este o adjetivo usado por moradores ao falarem do ex-governador dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian - que morreu na madrugada desta terça-feira (22), enquanto dormia na casa onde morava em Campo Grande. Ele é responsável por fundar alguns bairros da Capital.

Em 1982, quando ocupou pela primeira vez o cargo de governador do Estado, depois de ser nomeado pelo então presidente João Figueiredo, Pedrossian esteve à frente da construção dos bairros Maria Aparecida Pedrossian - a quem deu o nome de sua esposa - e ao Bairro Moreninhas, que ao longo dos anos passou a ser considerado um dos mais populosos da cidade.

Presidente da Associação de Moradores do Maria Aparecida Pedrossian, Jânio Batista de Macedo, destaca que o bairro foi criado com o objetivo de abrigar servidores que trabalhavam no Parque dos Poderes e trabalhadores do antigo órgão rodoviário Dersul,

Ele afirma que que o bairro foi construído longe da região central de Campo Grande e sem infraestrutura adequada. "O ex-governador tinha muita visão. Aqui não tinha nada e ele conseguia ver futuro nisso, além de que estava pensando nos servidores", afirma.

 

Morador do Maria Aparecida Pedrossian diz que bairro só tinha areia Morador do Maria Aparecida Pedrossian diz que bairro só tinha areia

 

Capitão da reserva do Corpo de Bombeiros, Sebastião Galdêncio Omena, de 66 anos, é um dos primeiros moradores do bairro. Ele também destaca a forma como o bairro cresceu ao longo dos anos.

“O Pedrossian era um homem visionário. Aqui era um areião, longe de tudo e sem estrutura, mas como o passar do tempo percebemos que o ex-governador sempre esteve ciente de que o bairro se desenvolveria”, declara.

O mesmo também é observado por Manoel Messias Farias de Almeida, de 52 anos, que mora na Moreninhas, construído para abrigar cerca de dois mil moradores na época.

Morador trabalhou na construção do MoreninhasMorador trabalhou na construção do Moreninhas

 

Almeida diz que trabalhou na construção do bairro e não imaginava o quanto a região cresceria.

“Eu era servente de pedreiro, tinha uns 16 anos na época e não entendia como alguém poderia formar um bairro em um local tão distante. Hoje estamos perto do restante da cidade e temos tudo por aqui. Ele tinha capacidade de antever e saber que no futuro aqui se desenvolveria", frisa.

O ex-governador também foi responsável por fundar outros bairros da Capital.

Pedro Pedrossian

Por duas vezes, Pedrossian foi governador de Mato Grosso do Sul, deixando um legado de grandes obras para o Estado.

Pedro Pedrossian nasceu em Miranda, no então Estado de Mato Grosso, no dia 13 de agosto de 1928, filho de João Pedro Pedrossian e Rosa Mardini Pedrossian, ambos de origem armênia.

Após concluir os estudos secundários no Mato Grosso, o ex-governador decidiu se graduar em engenharia civil pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Concluídos os estudos, ele voltou para o Mato Grosso, como engenheiro residente da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em Três Lagoas.

 

Após seguir carreira nas ferrovias de Campo Grande e de Bauru, foi eleito governador pelo então PSD, em 1965, para o Estado de Mato Grosso. Foi o candidato a governador mais votado em toda a história de Mato Grosso, com 109.905 votos.

Em 1971, perdeu o governo do Mato Grosso após a eleição de José Fragelli pela Assembleia Legislativa do Estado. Em 1978, foi eleito como senador, filiando-se em 1979 ao PSD.

Em 1980, após a deposição de Marcelo Miranda e Harry Amorim no governo de Mato Grosso do Sul, Pedrossian foi nomeado como governador do Estado pelo então presidente João Figueiredo, renunciando ao posto de senador até 1982.

Em 1991, foi reeleito para o posto de governador. Em 1998, Pedrossian tentou se reeleger para o governo. Seu nome não foi para segundo turno, e o ex-governador decidiu apoiar Zeca do PT, que se elegeu na época.

Matéria editada às 13h10 para correção de informação.



Fonte: midiamax
Veja Também
Comentários