(67) 99869-0605
sexta, 26 de abril de 2024
segunda, 8 de agosto de 2022 - 10:35

Prefeitura de Bataguassu realiza testes rápidos de leishmaniose em Bataguassu e no Distrito de Nova

Nesta terça-feira, dia 2 de agosto, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde oferece das 8 às 12 horas (horário de Brasília), na sede da Secretaria (Avenida Porto XV de Novembro, 775), testes rápidos caninos em prevenção a leishmaniose. Os exames são gratuitos.

Para os moradores do Distrito de Nova Porto XV, os testes para os cães serão ofertados também amanhã (02/08), no período da tarde, das 13 às 16 horas (horário de Brasília), na Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Emiko Resende”.

A ação é de rotina e visa controlar a doença no município.

O secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior explica que os testes rápidos de leishmaniose são feitos mediante a coleta de amostras de sangue dos cães. Se positivo, um novo teste é realizado no animal para a confirmação do diagnóstico.

Júnior orienta que para a prevenção do mosquito palha, vetor da leishmaniose, é importante que a população mantenha os quintais livres de matéria orgânica como folhas, fezes de animais, restos de comida, já que é nesse material acumulado que as fêmeas do inseto põem seus ovos e geram uma grande quantidade de novos mosquitos que irão transmitir a doença para pessoas e cães.

É indicado ainda que seja realizada a poda de árvores regularmente mantendo o ambiente com luminosidade.



Fonte: Assecom Prefeitura de Bataguassu
Veja Também
Comentários