+55 (67) 3546.2571
domingo, 26 de setembro de 2021
segunda, 16 de setembro de 2013 - 11:10

Delcídio e ministro vão discutir melhorias nos assentamentos

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) vai se reunir quarta-feira, 18 de setembro, em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para discutir o atendimento das reivindicações dos moradores dos assentamentos de Mato Grosso do Sul.

“Esse encontro é fruto da reunião que tivemos segunda-feira na sede do Incra, em Campo Grande, com dirigentes dos órgãos federais e representantes dos movimentos sociais, para traçar uma estratégia de trabalho que resulte na melhoria da infraestrtuura dos projetos de reforma agrária, com prioridade para a recuperação das estradas, abastecimento d’água, casa própria e energia, através do Programa Luz para Todos”, explicou o senador na manhã deste sábado, 14 de setembro, durante a entrega de títulos definitivos de propriedade às famílias que vivem no Assentamento Conceição, em Nioaque, região Sudoeste do estado.

Uma das principais reivindicações dos assentados é a recuperação das estradas de acesso aos lotes.Delcídio garantiu que até o final de outubro, chegam as motoniveladoras com as quais as prefeituras cuidarão da manutenção das estradas vicinais não só de Nioaque, mas também de Jardim, Guia Lopes da Laguna, Caracol e mais 34 municípios.

O senador se comprometeu também a lutar pelo atendimento de outro pedido dos assentados nos municípios da Região Sudoeste.

“Vamos interceder junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para reabrir o escritório do Incra em Jardim, que atende os assentamentos da Região Sudoeste. O fechamento da unidade, ocorrido em 2006, foi um verdadeiro absurdo, que prejudicou milhares de pessoas em Nioaque, Jardim , Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Caracol e Bonito. Hoje elas têm que viajar centenas de quilômetros até Campo Grande quando precisam de um documento”, argumenta Delcídio.

Títulos - O Assentamento Conceição foi criado há 28 anos e conta com 422 famílias. Ele ocupa uma area de 10,5 mil hectares, a 45 km do Centro de Nioaque e dispõe de escola, posto de saúde, comércio e igrejas. Até hoje, a maioria dosassentados possuía apenas os títulos provisórios da terra. As famílias produzem feijão, milho, leite , pequenos animais e até gado de corte em lotes com area média de 25 ha.

À tarde, Delcídio seguiu para o município de Jardim, onde foram entregues os títulos definitivos de propriedade aos moradores do Assentamento Guardinha.

As solenidades, comandadas pelo Superintendente do Incra em MS, Celso Cestari, contaram com as presenças do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Grandão, do superintendente do Ministério da Pesca, Luiz David Figueiró, dos deputados federais Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi, ambos do PT, do deputado estadual Osvane Ramos (PT do B), além de vereadores, líderes comunitários e os prefeitos de Nioaque, Gerson Garcia, Jardim, Erney Cunha, Guia Lopes da Laguna, Jácomo D` Agostin e Caracol, Manoel Viais.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
19min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.