(67) 99869-0605
segunda, 29 de abril de 2024
quinta, 13 de janeiro de 2011 - 15:00

Saiba se o que você sente na hora do sexo é normal

O que sinto na hora do sexo é normal? O Delas abriu um espaço para que leitores enviassem suas dúvidas e inseguranças a respeito da sexualidade. Foram selecionadas 25 questões, todas enviadas por leitores. As dúvidas foram agrupadas em temas e respondidas por especialistas em cada área. Para conhecer as respostas e tirar suas dúvidas, basta navegar pelos índices abaixo.

Corpo

As perguntas desta seção foram respondidas pelo ginecologista e terapeuta sexual Dr. Amaury Mendes Jr. www.amaurysexologo.med.br

Não posso usar biquíni, tenho que usar um short por cima. Minha vulva incha toda vez que me excito um pouco, o que é comum na praia. Já falei com minha mãe, com a médica, mas elas não dão bola e quem escuta as piadas sou eu. Tem jeito de ela não inflar tanto?

Durante a fase de excitação da conduta sexual humana em ambos os sexos, um aporte maior de sangue produz uma vasodilatação nos órgãos genitais para possibilitar o ato sexual. Na mulher ocorre uma lubrificação intensa, e no homem ocorre a ereção. Fica mais fácil compreender esta fase no sexo masculino pelo evidente crescimento do pênis.

Como a mulher não tem ereção, a sensação de inchaço a que você se refere pode ser causada pelo embaraço psicoemocional da percepção de excitação em público, já que o sexo feminino sempre foi reprimido socialmente quanto ao exercício da sexualidade.

Quando transo com meu namorado, sinto um incômodo, às vezes até sinto dor, e não fico lubrificada, mesmo quando estou com muita vontade. Precisamos usar gel lubrificante, e isso o deixa um pouco constrangido. Será que tenho algum distúrbio? Isso é normal?

O desejo sexual feminino produz uma natural lubrificação vaginal que possibilita a penetração vaginal durante a atividade sexual. Qualquer interferência neste ciclo natural pode causar dificuldade para a obtenção do orgasmo. Fatores orgânicos e emocionais podem influir negativamente inibindo a possibilidade do prazer sexual. O médico sexólogo poderá ajudar, seja através de exames clínicos ou de terapia sexual

É verdade que não são todos os homens que gostam de seios grandes? E dos seios pequenos, eles gostam e os deixam excitados?

Não existe unanimidade na conduta sexual. Cada indivíduo adquire características próprias, influenciadas pela sociedade, família e religião, e que determinam seu comportamento.

É importante frisar que, se o indivíduo estiver de bem com seu próprio corpo, o prazer sexual sempre será de bom tamanho

Prazer e relacionamento

As perguntas desta seção foram respondidas pelo ginecologista e terapeuta sexual Dr. Amaury Mendes Jr. www.amaurysexologo.med.br

Sou casada há 10 anos, tenho dois filhos, amo muito o meu marido, mas nunca senti prazer algum. Será que o meu problema é hormonal?

O prazer sexual está ligado a características biopsicossociais. Desta forma, o médico sexólogo poderá ser útil, solicitando exames de dosagens hormonais para verificar alterações orgânicas que influem no desejo e, por outro lado, através da terapia sexual avaliar características comportamentais relacionadas a educação e atitudes individuais que possam influir negativamente na espontaneidade do ato sexual.

O tratamento pela terapia sexual estimula, através de exercícios eróticos, o erotismo em toda a sua extensão, tirando o foco a genitalidade mecânica e repetitiva

Não me relaciono afetivamente com ninguém desde que tive minha filha há dois anos e meio. Não sinto vontade de ter um parceiro, talvez por me dedicar totalmente à minha filha. Me masturbo quando sinto muita vontade de sexo (raramente acontece), isso pode causar algum problema futuro caso eu conheça alguém para me relacionar? É necessário que eu faça exames de prevenção mesmo sem ter tido relação? (Nunca mais fui ao médico depois do parto)

O exame de prevenção do câncer ginecológico deve ser feito periodicamente independentemente da atitude sexual. Em seu caso, uma avaliação com o médico terapeuta sexual para a dosagem de hormônios e uma conversa franca sobre sexualidade poderiam esclarecer muitas questões.

Sexo não é o principal objetivo da vida, e tampouco é obrigatório desde que o indivíduo esteja de bem consigo próprio. A função faz o órgão e, desta forma, a atividade sexual estimula o pleno funcionamento do aparelho sexual, o que por sua vez melhora a autoestima pelas trocas emocionais entre os pares.

É preciso avaliar os motivos que a levaram a esta atitude e verificar as repercussões emocionais.

Gravidez e contracepção

As perguntas desta seção foram respondidas pela ginecologista e obstetra Dra. Carolina Corsini www.carolinacorsini.com.br

Gostaria de saber se há risco de engravidar se eu transar no período menstrual sem camisinha?

O risco de gestação neste caso é baixíssimo, no entanto, é preconizado o uso de camisinha não só pelo papel anticoncepcional como também para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, cujo risco aumenta no período menstrual.

Quando devo parar de tomar pílula anticoncepcional para engravidar? Já ouvi várias respostas, desde um dia até um ano antes.

Assim que você interromper o uso da pílula, você já recupera sua capacidade reprodutiva e, portanto, corre o risco de engravidar. A probabilidade de que ocorra uma gestação espontânea após a interrupção do anticoncepcional é igual à de mulheres que nunca fizeram uso da medicação. Sendo assim, é normal que demore até um ano para que você engravide.

Qual o período em que a mulher não corre risco de engravidar, não está fértil, que pode fazer sexo sem esse risco?

A Tabelinha, método anticoncepcional que consiste em manter relações sexuais fora do chamado “período fértil”, é totalmente contra-indicado, já que apresenta alto índice de falhas e não previne doenças sexualmente transmissíveis.

Teoricamente, a mulher deve evitar ter relações sexuais nos dias que antecedem e precedem a ovulação, ou seja, entre o 10º e o 20º dia do ciclo menstrual. O alto índice de falhas ocorre porque a data da ovulação pode variar de mulher para mulher e de ciclo para ciclo.

Minha menstruação está atrasada, mas na semana passada estava com gripe e tomei vários remédios. Isso influencia no meu fluxo menstrual?

Não. Normalmente, os remédios prescritos para alívio dos sintomas gripais não têm ação sobre o ciclo menstrual.

O uso do anticoncepcional pode diminuir o libido e fazer com que percamos lubrificação? Pois tive crises de candidíase e em seguida comecei a tomar o anticoncepcional. Depois disso, tive muita perda de libido e lubrificação. E ainda tenho algumas crises de cândida. Como posso me tratar e ser curada verdadeiramente, pois já fui ao medico 4 vezes e não tive nenhum resultado.

Sim. O uso do anticoncepcional oral pode ter relação com a diminuição do libido e alteração da qualidade da lubrificação durante o ato sexual. Dependendo do tipo de pílula, o quadro pode ser mais intenso. Além disso, o uso da pílula pode ser um fator de risco para candidíase de repetição em mulheres com esta predisposição.

É importante você conversar com seu médico sobre outros métodos anticoncepcionais, como pílulas com outras formulações, anticoncepcionais injetáveis, DIU (dispositivo intra-uterino), entre outros.

Em relação à candidíase, é necessário que você faça um acompanhamento com seu ginecologista. Em alguns casos de candidíase de repetição, é necessário fazer uso de antifúngico por até 6 meses para prevenção de novas crises.

Pênis

As perguntas desta seção foram respondidas pelo urologista Dr. Paulo de Almeida Rocha www.uro.com.br

Quando não ejaculam é porque não sentem prazer? Existem homens que têm dificuldades na ejaculação? Por quê?

A ejaculação (emissão do esperma) pode ocorrer durante o sono profundo, com um prazer diferente da ejaculação intencional como no sexo ou na masturbação, sendo um prazer não tão intenso, mais localizado na uretra, e geralmente sem ereção. Chama-se polução noturna. Cito este fato para mostrar que existem diferentes formas de prazer ao ejacular, e que a ausência de ejaculação não significa, obrigatoriamente, falta de prazer.

O retardo ejaculatório, ou seja, demorar mais para ejacular, aumenta com a idade do homem. A ausência de ejaculação pode também ser devido ao uso de medicações (antidepressivos, analgésicos, etc.); drogas ilícitas ou lícitas, como o álcool; ou ainda ser devido a algum fator emocional (timidez, insatisfação sexual, inadequação sexual, etc).

Quando vou transar, dependendo do clima, meu pênis fica saindo um líquido que mais parece esperma. Isso é considerado normal? Eu tenho o que as pessoas dizem ser ejaculação precoce?

Durante a excitação, todo homem produz um líquido lubrificante, que tem sua origem nas glândulas da uretra e da próstata. É normal sua produção, e a quantidade de líquido varia entre os homens. Aliás, este lubrificante pode haver espermatózóides suficientes para uma gravidez. Use preservativo desde o início da relação.

Por que alguns homens na hora que ejaculam o líquido parece ser mais ralo e outros mais espessos? Tem a ver com a alimentação?

Não. Vivemos uma época de sexo-desempenho, ou seja, cada um quer ejacular maior volume que o outro. Não há um padrão. O ejaculado é apenas líquido prostático, que serve apenas para nutrir o esperma na vagina e proporcionar energia para que estes fecundem o óvulo. Nada pode-se afirmar sobre fertilidade ou potência do indivíduo apenas de olhar o ejaculado.

Não há vitaminas ou suplementos alimentares que aumentem a produção. O uso de hormônio masculino reduz ainda mais o volume do ejaculado. Quanto mais vezes seguidas o indivíduo ejacular, menor será a quantidade de esperma que vai ejacular. De um dia para o outro, a quantidade é reposta.

Gostaria de saber se quem opera de próstata não tem mais ereção.

Existem várias modalidades de cirurgia de próstata. O problema é que raramente opera-se um homem jovem de próstata e, com a idade, a disfunção erétil prevalece, é mais comum, embora pouco diagnosticada. O homem que tem sua próstata operada por HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), com métodos endoscópicos (via uretral, sem corte, como a RTU e, mais modernamente, o laser) não tem motivo para se preocupar com uma disfunção erétil pós-operatória. Não há risco, nas mãos de um bom cirurgião, de lesão nervosa.

Já as próstatas operadas por câncer, independentemente da técnica aberta ou fechada (laparoscopia), têm uma chance maior e real de ficarem impotentes, se operados após os 55 – 60 anos de idade. Mas temos que levar em consideração que, nesta idade, como dito acima, o homem, admita ou não, simplesmente pelo envelhecimento, o homem já tem algum grau de disfunção erétil. Se associado ao trauma cirúrgico e psicológico de tratar um câncer, pode levar a uma disfunção erétil que requeira tratamento. Se acontecer, muita coisa pode ser feita para se restabelecer a ereção, desde medicações orais e injetáveis, até próteses penianas.

Por quanto tempo o viagra tem seu efeito no organismo? Posso dividi-lo?

A sildenafila tem seu metabolismo completo, num indivíduo com função hepática normal, em até 6 – 8 horas. A dose é prescrita de acordo com as queixas do homem. Seu urologista deve estabelecer a dose adequada para seu caso. A sildenafila é vendida em doses de 100mg, 50mg e 25 mg. Não recomendo dividir ou partir o comprimido, pois o revestimento é necessário para a correta digestão da substância ativa.

Sexo anal

As perguntas desta seção foram respondidadas pelo proctologista e gastroenterologista Dr. Paulo Roberto dos Santos Branco www.medicinaintegrada.med.br

O que fazer para aumentar o prazer no sexo anal? Meu parceiro tem a ver com isso, ou eu tenho que buscar a solução?

O sexo tem que ser realizado com libido, e as preliminares devem estar presentes para que o prazer pleno seja alcançado. A solução e a forma de adquirir e descobrir o prazer levará à solução, de preferência a dois, das suas dúvidas. Procure a prática de forma lenta e progressiva de descobrir, através de massagens e toque das áreas e pontos prazerosos existentes na pele perianal, abertura anal e mucosa retal. Vale também o uso de brinquedos adequados e macios para essas descobertas.

Queria saber por que o sexo anal é mais gostoso que o vaginal. Eu, por exemplo, quando faço o vaginal tenho um prazer legal, claro, dependendo da parceira. Mas quando a mesma pede anal, não sei explicar, a sensação é de um prazer maior. Por quê?

O ânus, anatomicamente falando, nunca será uma vagina; não tem clitóris, por exemplo. Porém representa uma potente região erógena pela imensa quantidade de nervos e vasos sanguíneo que, se manipulados de forma adequada, geram libido e prazer enormes. Os homens, de uma maneira geral, gostam do sexo anal, mas geralmente não sabem as regras básicas desta prática sexual. Por exemplo, de como fazer e esperar o tempo de relaxamento do esfíncter. Assim, se tornam a principal causa da dor e do traumatismo anorretal.

É bom lembrar que a região erógena inclui todo o períneo, a região formada pelo ânus, canal anal, vagina, clitóris, uretra prostática na parte interna, bolsa escrotal e pênis. Todas também recebem a mesma inervação e irrigação sangüínea que o ânus. Essas regiões deveram ser acariciadas simultaneamente durante a relação. O homem tem uma tendência egoísta de lidar com a entrega da mulher, porque neste momento tem o domínio da situação advinda muitas vezes da melhor posição para a reação anal.

Eu tenho vontade de fazer sexo anal com meu namorado, principalmente por vontade dele, mas tenho medo de doer muito e não sentir prazer. Como posso melhorar essa situação? E existe algo que possa diminuir o atrito da entrada do pênis no ânus?

Primeiro, realize porque você e o seu namorado desejam. Se decidir que é sua vontade também, faça uma lubrificação adequada da região anal e peniana. Após o massagear os músculos perianais com o fim de relaxar o esfíncter, procure assumir uma posição de conforto e domínio, na qual você determinara a forma e velocidade da penetração da glande no canal anal. Agindo assim, terá menos dor e mais prazer.

Sou casada há dois anos e meu marido insiste em fazer sexo anal. Também tenho vontade de experimentar, mas tenho muita vergonha de acontecer algum acidente e acabar nos sujando. Uma amiga me disse que, antes de fazer sexo anal, ela faz uma higiene local introduzindo a mangueira do chuveirinho e deixando entrar água, e depois solta no vaso sanitário. Minha duvida é: esse procedimento não causa nenhum risco à minha saúde? Se sim, existe alguma forma similar de fazer a higiene? Se não, quantas vezes posso fazer essa higiene por mês sem causar nenhum problema?

Você poderá fazer quantas vezes forem necessárias, porém de forma adequada. O que as pessoas devem entender é que, durante a relação, o canal anal e o reto deverão estar sem resíduos de fezes. Se você injeta água sob pressão no reto, ela subirá por aspiração para o cólon, intestino grosso, e você poderá ter cólicas e mesmo eliminar secreções e resíduos durante a relação. Faça enemas ou clister com pequenos volumes de líquido, que deverá ser injetado com pouca pressão através de seringa de 5 ml a 10ml no reto. Eu tenho orientado os pacientes a manipularem este líquido que conterá as concentrações adequadas para uma boa limpeza retal.

Quais são os riscos específicos do sexo anal? Passa mais doenças? Quem tem hemorróidas pode fazer?

O sexo anal tem uma incidência maior de doenças se feito de forma insegura, sem camisinha, e de forma promíscua.

As hemorróidas não são causadas pelo sexo anal. Porém, se você tem hemorróida sintomática, deve evitar a prática até o desaparecimento do sintoma. O inverso é verdadeiro, isto é, se você praticar de forma inadequada, a hemorróida que estava assintomática poderá inflamar e mesmo sangrar.
São dois os riscos mecânicos principais do sexo anal:

Entre os riscos principais da prática estão a incontinência e perfurações. Durante estes anos de medicina, pude comprovar mais os casos de incontinência leve e raramente os casos de incontinência severa. Os trabalhos referem que a incontinência tem uma relação direta com o aumento dos parceiros, talvez porque estes indivíduos com mais parceiros estão mais inclinados a práticas mais agressivas, e pelo uso de objetos muito grandes que com a repetição podem com o tempo esgarçar as fibras musculares do esfíncter anal.

As perfurações do reto ocorrem com maior freqüência pela introdução de objetos ponteagudos, longos e menos maleáveis. Os pacientes referem dor e posteriormente febre. O diagnóstico é confirmado diante da história clínica e o tratamento é cirúrgico.

Muitos pacientes se envergonham em descrever a história clínica, o que atrasa o diagnóstico e compromete em muitos casos o resultado do tratamento, o que determina muitas vezes a necessidade de uma colostomia.

A prática do sexo anal pode mudar a aparência e elasticidade do meu ânus?

Ao longo dos anos diagnosticando e tratando as afecções proctológicas, nunca constatei uma alteração advinda da prática do sexo anal feito de forma consciente, segura e prazerosa.

Tenho pacientes com HPV que usaram pomadas para o tratamento da afecção, tendo como conseqüência a fibrose com destruição das pregas, razão pela qual eu abandonei o uso de pomadas para o tratamento do HPV anal.

Voltar ao índice

Fantasias e desejo

As perguntas desta seção foram respondidas pelo psicólogo e terapeuta sexual Paulo Tessarioli www.affaircomvoce.com.br

Ando tendo desejos de fazer sexo com um casal (eu, marido e outro casal). É normal?

Sim, é normal! O sexo a três, conhecido como mènage a trois, ou até mesmo o swing (sexo entre casais com troca entre os casais ou não), são fantasias sexuais muito comuns, mas é claro que as pessoas não conversam sobre isso. As fantasias sexuais ajudam muito, pois são estímulos à masturbação e até mesmo na hora do sexo. Colocar em prática estas fantasias requer pensar nas consequências, pois todas as pessoas possuem expectativas e, aí, agradar a gregos e troianos, mineiros e baianos, é sempre muito difícil.

No sexo, gosto de ser submissa e até levar umas palmadas e uns tapas na cara. Às vezes, gosto de ser tratada com prostituta. Isso é normal? Alguma indicação de livro ou filme sobre o assunto?

Sim, é normal! A vida dos profissionais do sexo e a forma com eles se relacionam com a sexualidade desperta a curiosidade de muitas pessoas. Ao mesmo tempo, querer vivenciar este lado, entre quatro paredes, pode ser muito excitante. A maioria dos livros e dos filmes são tendenciosos, mostram aquilo que o autor das obras pensa ou quer mostrar. Experimente viver este gosto, este desejo, mas veja se a pessoa escolhida, antes de tudo, é adequada.

Eu sou viciado em sexo. Queria saber se isso é doença. Porque só penso nisso, vejo uma mulher na rua e já fico imaginando ela na minha cama. Minha mulher não gosta muito de fazer amor, aí eu apelo para os filmes pornôs e masturbação. O que eu faço para pensar menos em sexo?

Não existe uma medida exata para afirmar quem é ou não viciado em sexo. Quando não temos uma relação saudável com o sexo, quando percebemos que o sexo nos perturba, tira a nossa atenção no cotidiano de tarefas que estamos desenvolvendo, prejudica a nossa relação com as pessoas, de modo que queremos só se masturbar ou até mesmo fazer sexo do nosso jeito, são sinais de que desenvolvemos a compulsão sexual. É preciso buscar ajuda profissional para saber lidar com este problema. Um terapeuta sexual é o mais indicado.

Tenho 25 anos, faço terapia e me confundo muito com o que gosto de verdade. Olho homens musculosos e me imagino como eles e com eles. Olho mulheres, mas não sinto absolutamente nada de libido. No entanto, quando estou com elas, me envolvo. Me dê uma sugestão do que pode ser.

Já dizia o poeta, e uma de suas canções, “gosto de meninos e meninas”! Mais recentemente, sendo entrevistada, a cantora Ana Carolina disse que “gosta de pessoas”. Sentir atração sexual e até desejo de conviver com homens e mulheres pode ser um sinal de que sua orientação sexual é bissexual. Porém, não se prenda a isso, pois segundo os especialista que estudam o tema, há pessoas que possuem uma orientação sexual fluida, ou seja, mais flexível e que se compreendem e aceitam isso, passam a desfrutar o lado bom dessa história.



Veja Também
Comentários